Chapa de aço carbono: para que serve e quando usar?

O aço carbono é um material muito utilizado em diversos setores de produção e possui várias finalidades. As chapas de aço carbono são muito utilizadas na construção civil e na indústria no geral, estando presente em carros, equipamentos hospitalares, materiais ferroviários, diversos tipos de telhas e muito mais.

As chapas de aço carbono são muito versáteis, por isso, é comum ter dúvidas sobre suas principais aplicações, características e composição. Por esse motivo, preparamos esse conteúdo para você. Continue a leitura e venha conferir para que serve esse material!

Afinal, para que serve uma chapa de aço carbono?

As chapas de aço carbono são feitas com uma liga de ferro, carbono, silício e várias outras substâncias. Costumam ser utilizadas em diversos setores, como construção civil, indústrias, serralheria e ambientes domésticos. São materiais super resistentes e duradouros, por isso, podem ser utilizadas de várias formas. Pensando nisso, confira suas principais utilizações:

1. Construção de automóveis

Conforme citado anteriormente, as chapas de aço carbono possuem alta durabilidade e são muito resistentes. Por esse motivo, são muito usadas durante a construção de automóveis. Além de trazerem mais segurança para os motoristas, são leves, práticas e fáceis de serem manipuladas. O resultado disso é uma maior facilidade durante a produção dos automóveis.

Na indústria automotiva, as chapas de aço carbono são as mais visíveis na estrutura dos automóveis. Afinal, elas costumam compor a carroceria, as autopeças (como parafusos, rodas, eixos e outros) e os filtros automotivos.

2. Construção de máquinas e peças de alta resistência

As chapas de carbono que possuem acima de 0,60% de carbono são consideradas “alto carbono”. Esses materiais possuem mais firmeza e durabilidade. Por esse motivo, grande parte da indústria as usa para fabricar máquinas e outras peças que apresentam alta resistência, como ferramentas, rolamentos, talhadeiras, molas, serras e serrotes.

Aproveite e confira também: Isolamento térmico: como funciona, como fazer e mais!

3. Aplicações em decorações de ambientes rústicos

Como você já sabe, as chapas de aço carbono possuem diversas possibilidades de aplicações úteis, como a construção de peças automotivas ou ferramentas de trabalho. Apesar disso, também é possível utilizar esse material para decoração! Com um bom projeto de arquitetura, essas chapas podem transformar ambientes, trazendo um estilo rústico e moderno ao mesmo tempo.

4. Rodas e equipamentos ferroviários

Os equipamentos ferroviários necessitam de materiais que sejam resistentes e duradouros para garantir a segurança das pessoas. Por esse motivo, as chapas de aço carbono são utilizadas: elas garantem materiais fáceis de serem manipulados e produtos finais de altíssima qualidade.

Você também pode se interessar: Qual a melhor telha para isolamento térmico? Veja na Biazam!

5. Construção de equipamentos hospitalares e outros

É muito importante que os equipamentos hospitalares sejam produzidos com materiais de alta qualidade. Afinal, eles precisam ter alta durabilidade e resistência para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde. Por esse motivo, as chapas de aço carbono são muito utilizadas nessa indústria, estando presentes na construção de diversos equipamentos para hospitais e consultórios.

6. Obras da construção civil

O setor de construção civil precisa de materiais com boa resistência mecânica, durabilidade e maleabilidade. Por isso, as chapas de aço carbono são ótimas opções para as obras, podendo ser aplicadas em diversos locais e situações. Além disso, por serem fáceis de manusear, ajudam a reduzir o tempo da obra.

Além disso, essas chapas de aço podem ser aplicadas em diversos momentos e podem ser usadas em conjunto com outros materiais, como tijolos, concreto e laje.

Você conhece as telhas galvalumes e galvanizadas? Acesse e entenda a diferença entre as duas com a Biazam!

Quais são as principais características do aço carbono?

Conforme comentado anteriormente, o aço carbono é uma liga metálica muito resistente e durável. Geralmente, são feitos de ferro, carbono, silício e outras substâncias. A concentração de carbono nesse material pode variar muito, e dependendo da quantidade, a durabilidade e resistência aumentam ainda mais. De modo geral, existem 3 tipos de aço carbono. Conheça quais são:

  • Baixo carbono: possuem até 0,30% de carbono em suas composições. A resistência mecânica não é muito alta, mas são soldáveis e usináveis;
  • Médio carbono: possuem de 0,30% a 0,60% de carbono. Diferentemente da opção anterior, são mais resistentes aos tratamentos térmicos e podem ser temperados em água. Esse é um dos tipos mais comuns de aço;
  • Alto carbono: possuem acima de 0,60% de carbono em suas composições. São mais resistentes e duráveis, mas, costumam ser utilizados temperados ou revenidos. Costumam apresentar boas propriedades de fio de corte, por isso, muitas facas e ferramentas cortantes são feitas com esse tipo de aço.

Gostou desse post? Nós, da Biazam, esperamos que sim! Por aqui você encontra muitos outros conteúdos úteis e interessantes sobre produtos metalúrgicos. Aproveite e confira também nosso texto sobre qual é a melhor estrutura para telhados. Até logo!

Compartilhe:
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário