Como é feita a instalação de calhas? Confira na Biazam!

A instalação de calhas é uma etapa extremamente importante na construção de um telhado de qualidade. Além de permitir um bom uso da água, esses componentes são capazes de evitar diversos problemas como a infiltração, muito comum em diversas obras.

Entretanto, muitas dúvidas das diferenças entre calhas e rufos, como encontrar o melhor instalador de calha ou qual o melhor parafuso para calha, por exemplo, costumam surgir. Por isso, confira as dicas que separamos para você sobre como instalar as calhas adequadamente e garantir que a instalação dela em sua obra seja a melhor possível a seguir!

‌1 – Separe todos os materiais

A separação dos materiais é o primeiro passo para uma boa instalação de calhas e, por isso, é um dos mais importantes por fornecer noção do quanto vai ser gasto com os componentes. Junto a isso, percebe-se qual será o tipo de mão de obra exigida para fazer sua instalação.

Comece dimensionando o telhado que receberá a calha. Esse levantamento possibilitará que você conheça o quanto de material é necessário comprar e, se for possível, adquirir uma quantidade extra para o caso de ocorrer perdas ou problemas durante a instalação.

Considere, por exemplo, o grau de conhecimento técnico exigido para a instalação da calha de PVC e o solicitado para colocar calhas embutidas. A depender da escolha dos dois, os gastos do orçamento se alteram, portanto, tenha em mente qual é a calha de telhado escolhida

2 – Una as calhas

A união de calhas é uma das técnicas bem conhecidas no universo da construção, visto que juntar esses materiais pode gerar um ganho tanto no custo como na utilidade. Entretanto, o cuidado precisa ser muito grande, já que é justamente nesse local que ocorrem a maioria dos vazamentos na instalação de calhas.

O processo se inicia com a separação de parafuso para calha a fim de prender o conector do condutor e terminal juntamente de um bom selante de silicone. Após isso, começa-se o processo de união definitivo com o uso do veda-calha.

Após juntá-las, basta utilizar a rebitadeira e compor uma boa quantidade de rebites. Aplique o veda-calha na “cabeça” de cada um deles. Por último, recomenda-se a realização de buracos com a furadeira no fundo da calha para a instalação dos bocais, que podem ser instalados com soldas ou com o próprio veda-calha.

Vale comentar que, tecnicamente, há uma recomendação de que haja um trespasse entre cada uma das peças, com variação de 10 a 15 cm entre cada uma delas. Por fim, alertamos para a realização da união de calhas somente após o devido posicionamento dos suportes para garantir uma maior precisão no processo.

3 – Monte os bocais e cabeceiras

Os bocais são os locais nos quais a água irá realizar a sua passagem. Por conta disso, é preciso que eles tenham a dimensão correta e sejam instalados de acordo com a calha escolhida. Um ponto importante dos bocais na instalação de calhas é lembrar que elas precisam ter uma inclinação mínima de 0,5% no sentido do caimento dos bocais.

As cabeceiras, por sua vez, são as extremidades das calhas e, por isso, o seu processo de montagem ocorre praticamente da mesma maneira que a união explicada anteriormente. Por conta de sua função para fechar a calha, é preciso ter atenção para que os passos sejam seguidos adequadamente.

4 – Monte os suportes

Os suportes são extremamente importantes para garantir que a calha não deforme, mesmo com a passagem de grandes volumes de água. Eles devem ser colocados com um espaçamento que esteja entre 1,2 e 1,8 metros, variando de acordo com fatores próprios da calha, como no seu tamanho e na quantidade de água passada sobre ela.

Pelo fato de cada calha para telhados ter um tipo de suporte diferente, é preciso estar atento para as recomendações guiadas para a instalação correta. As calhas embutidas, por exemplo, por serem instaladas no beiral e serem compostas de materiais baseados em alvenaria, possuem recomendações de instalações de suporte que não podem simplesmente ser replicadas para a calha de PVC.

Confira também tudo o que você precisa saber sobre qual o melhor material para estrutura para telhado.

5 – Instale a calha

A instalação de calhas ocorre após a montagem dos suportes, justamente por eles já definirem o espaçamento necessário para colocar a obra inteira. Logo, a calha para telhado deverá ser posta sem ficar folgada e, também, sem muita força para não comprometer seu formato.

Entretanto, para instalar calha para telhados, é preciso seguir uma série de etapas para garantir que os materiais comprados sejam adequadamente posicionados e tenham a toda a qualidade necessária — isso não é uma tarefa simples, justamente pelo fato de exigir um bom manuseio de materiais.

Por ser uma parte na qual pode comprometer a qualidade do material durante a instalação, garantir a presença de um instalador de calha junto de outros profissionais experientes para realizar a tarefa é uma ótima alternativa. 

6 – Insira as grelhas

A colocação das grelhas é essencial para evitar o entupimento das descidas com materiais sólidos comuns tais como plásticos, folhas e derivados. Portanto, são as grelhas que vão garantir que o escoamento da água ocorra da maneira desejada.

Consequentemente, o uso adequado das grelhas garante mais durabilidade e aproveitamento do produto. Recomenda-se que após a instalação delas se realize um teste para verificar se o material instalado impede a passagem dos objetos indesejados nas calhas.

7 – Teste a calha

Por fim, o teste da calha ocorre através do despejo de água nela com uma mangueira. Caso tudo esteja em ordem, a obra não apresenta vazamentos. Se notar que alguma parte está pingando, é preciso observar aquele ponto e corrigir o problema ou refazer o serviço se não for possível encontrar o ponto. 

Foi possível perceber que realizar todas essas etapas exige conhecimentos específicos da área. Portanto, caso você deseje garantir que a sua calha seja instalada com toda essa garantia, confie nos produtos oferecidos pela Biazam que carregam anos de experiência e não deixe de investir na manutenção do seu telhado. Confira mais em nosso site!

Invista em materiais de qualidade

Aplicar na escolha de materiais de qualidade vai garantir que você possua uma calha duradoura e possa aproveitar ao máximo do que esse tipo de recurso oferece a uma obra. Logo, a melhor forma de obter formas para realizar a instalação de calhas da melhor forma é conhecendo a Biazam!

Desde 1984 temos o compromisso de oferecer excelência e máximo aproveitamento do cliente com nossos produtos. Esse objetivo é refletido tanto no que oferecemos aos consumidores como nos constantes investimentos em alta tecnologia para aumentar a qualidade de nossas criações.

Todo esse cenário vantajoso só foi possível devido ao cuidado que temos com cada uma das etapas de nosso negócio. Isso se dá desde a escolha das melhores matérias-primas para criação dos produtos da melhor forma possível como na cautela com o atendimento ao cliente — refletido na entrega e tratamento dele durante a etapa de compra.

Portanto, caso você esteja interessado em realizar a instalação de calhas em sua obra com os produtos de mais alta qualidade, faça um orçamento com nossos especialistas. Certamente temos o que você precisa para proporcionar o ambiente desejado em sua construção!

Compartilhe:
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário