Como fazer a impermeabilização de telhados? O que utilizar?

Quando estamos fazendo uma nova cobertura, seja para uma residência ou um barracão, devemos nos atentar tanto para os aspectos principais quanto para os detalhes.

Nesse sentido, devemos entender se toda a estrutura aguenta o peso das telhas, quais os melhores materiais para a obra, fornecedores e tudo mais. Entretanto, o que muitos se esquecem é da impermeabilização do telhado: um processo fundamental e que aumenta muito sua vida útil e que também garante maior vedação.

Quer entender mais sobre o assunto e compreender a importância de fazer a impermeabilização e como executá-la? Continue na Biazam e confira tudo o que separamos. Boa leitura!

Confira 4 métodos de impermeabilização de telhados

A impermeabilização de telhados é uma prática que garante aumento na vida útil dele, além de ajudar a reduzir os riscos de infiltrações e possíveis goteiras que possam surgir com chuvas fortes.

Nesse sentido, além de ajudar em todas as estruturas de telhados, também é uma prática indispensável para regiões mais chuvosas e frias demais, que aumentam a umidade e criam aquele corrimento contínuo por toda a superfície dele. Confira quais são os produtos utilizados e como fazer a impermeabilização:

1. Silicone hidrofugante‍

Esse é um impermeabilizante que repele totalmente à água, ele é muito utilizado em áreas externas e com umidade. O diferencial do produto é que ele não cria uma camada de produto em cima da telha, ele consegue vedar, mas o líquido ainda consegue evaporar e voltar ao ar, sem ficar acumulado.

No quesito manutenção, ela é bem simples. Não precisa raspar ou tirar a camada já existente para passar uma nova, basta utilizar o mesmo fundo e passar por cima.

10 benefícios de utilizar a estrutura metálica para telhado!

2. Membrana acrílica

Esse é um produto elaborado em resina acrílica e precisa ser misturado com água para aplicar em várias camadas na superfície. Além disso, não precisa de nenhuma outra fonte de calor para terminar a aplicação, basta esperar que seque naturalmente.

Para a aplicação, ela precisa ser feita em um local com ângulo de inclinação, visto que a água precisa escorrer e não pode acumular em poças.

A membrana também pode ser utilizada para outras coberturas além de telhados, entretanto, não pode ser em locais que contam com trânsito constante de pessoas. Assim, ao utilizar em telhados, também é preciso cuidado na hora da manutenção para não danificar e abrir frestas na camada de membrana acrílica.

3. Manta asfáltica

A manta asfáltica é uma das coberturas mais comuns usadas na impermeabilização de telhados. Trata-se de, realmente, uma manta que é posta sobre o telhado e auxilia no processo. Por ser bem flexível, ela pode ser instalada com muita facilidade e depois presa/colada para fixar melhor.

Ela é produzida em um material super resistente e garante muita durabilidade, não necessitando trocar ou fazer manutenções constantes. No mercado, você pode encontrá-la no modelo mais comum ou no modelo aluminizado, que conta com uma película de alumínio e é protegida por outro plástico.

4. Manta ardosiada

Essa é outra manta utilizada, mas ela é dividida em pequenos pedaços para a instalação, sendo um pouco mais fácil de colocá-la sobre o telhado. Ela é fabricada em ardósia natural, um mineral bem resistente que proporciona alta durabilidade nesse tipo de impermeabilização.

Ah, essa manta também tem cores diferentes, assim, ao aplicá-la, é possível escolher a cor e deixar o acabamento mais personalizado com o local, sem ocorrer nenhuma discrepância. Entretanto, essa manta precisa estar em um telhado com um ângulo de pelo menos 30%.

Qual a melhor telha para isolamento térmico? Veja na Biazam!

Qual a importância de impermeabilizar o telhado?

Além de proteger da chuva e evitar infiltrações, impermeabilizar os telhados garante uma camada extra por toda a superfície, ou seja, ele fica mais forte e resistente. Desse modo, caso ocorram intempéries, como granizo, ventanias e outros desastres naturais, o local pode suportar melhor o impacto e não ser facilmente danificado.

Ao fazer esse processo, você terá os seguintes benefícios:

  • Redução de possíveis gastos;
  • Estrutura preservada por mais tempo;
  • Conforto térmico e acústico.

Portanto, vimos que esse processo de impermeabilização de telhados é fundamental para garantir a vida útil de toda a estrutura e evitar processos comuns de infiltrações devido ao tempo e/ou a danos causados no edifício por conta de alguma ação do tempo, ou desastre.

Mas vale ressaltar que além de fazer o processo de impermeabilização do telhado, a parte da limpeza também é essencial para garantir que ele não sofra com a ação do tempo e não ocorram infiltrações. Para você entender melhor, confira nosso blog sobre a importância da limpeza de telhados e entenda como fazê-la!

Gostou do conteúdo da Biazam? Aproveite e navegue pelo nosso blog e confira mais sobre telhas, manutenções e dicas de reformas. Até a próxima leitura!

Compartilhe:
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário