Entenda como calcular a inclinação de telhado

O telhado é uma das principais estruturas de uma construção, pois possui o papel de proteger toda a edificação de intempéries e ações naturais do clima, além de contribuir para a estética do imóvel.

Entretanto, para que o telhado possa exercer sua função da forma esperada, é necessário se atentar à inclinação correta de sua queda no momento da obra. Caso contrário, futuras reformas podem se tornar uma necessidade.

No post de hoje, vamos te apresentar os principais tipos de telhado, como calcular a inclinação corretamente, e a importância de utilizar inclinação adequada. Continue a leitura e entenda melhor!

Qual a inclinação correta de cada tipo de telhado?

O telhado faz parte de todas as casas e prédios, tanto residenciais quanto comerciais, e garantir que sua inclinação esteja posicionada na angulação correta é essencial para evitar futuros problemas como o acúmulo de água ou danificação da estrutura.

Por existirem diversos tipos de telhas, a inclinação das mesmas irá variar conforme o material e o clima da região em que está sendo instalado. A seguir, confira os principais tipos de telhas e suas angulações adequadas.

  • Telhado de cerâmica é feito de um material mais pesado que oferece um bom isolamento térmico e acústico. Devido à sua densidade, a estruturação precisa de um caimento de água maior, ficando por volta de 30%;
  • Telhado metálico é super versátil, e por isso, é comum de ser encontrado em todo tipo de construção. Graças à sua construção leve e simples de ser instalada, não exige uma alta inclinação e permite alterações com facilidade, podendo ser aplicada a porcentagem de 10%;
  • Telhado de fibrocimento também são leves e de fácil instalação, como as de metal, mas não são as mais esteticamente agradáveis. Caso opte por este tipo de telha, a inclinação ideal é de 10%;
  • Telhado de concreto, como o nome já sugere, é feito de um material mais pesado, o que exige uma sustentação melhor estruturada, por isso, segue a mesma lógica dos cerâmicos. A porcentagem que deve ser aplicada na queda d’água é de 30%.

De modo geral, o que deve ser observado no momento de calcular a inclinação do seu telhado é a metragem na horizontal e o peso da telha, que pode comprometer toda a estrutura da construção.

Lembre-se de sempre contar com a ajuda de um profissional qualificado, como um arquiteto ou mestre de obras, para realizar este tipo de atividade. Eles têm a capacitação para fazer um acabamento de qualidade e seguro.

Como calcular a inclinação do telhado?

O cálculo da inclinação é feito a partir de um percentual obtido com a metragem de telhas que serão instaladas no imóvel. É traçado um valor mínimo de levantamento conforme a quantidade de material disposto na horizontal.

Normalmente, é possível realizar o cálculo com uma fórmula padrão para inclinações de 10% e 30%, sendo as médias mais comuns. A conta basicamente é uma divisão de 100 por 10, ou 300 por 30.

A cada 100 cm, ou 1 metro de telhas na horizontal, a inclinação deve ser de 10 cm. O mesmo vale para a inclinação de 30%. A cada 300cm, ou 3 metros de telhas na horizontal, a inclinação sobe 30cm.

Vale lembrar que esta não é uma regra determinante, e que os valores podem variar segundo o projeto arquitetônico, o tamanho da casa e o material escolhido, levando em consideração que existem diferentes tipos de telhas metálicas, por exemplo.

Por esse motivo, é importante coletar medidas e fazer um levantamento do que atenderá melhor as suas necessidades. Procure não realizar esses trabalhos sozinho e sem equipamento adequado, para evitar contratempos e acidentes desnecessários.

Por que o telhado deve ter a inclinação correta?

Assim como o telhado é uma parte indispensável da casa, a inclinação do mesmo é essencial para diversos fatores de funcionamento e preservação da residência ou comércio.

A inclinação correta acarreta a drenagem eficiente, pois permite que a água seja drenada com facilidade para a terra, evitando que ela fique acumulada no telhado como mencionamos anteriormente. A retenção de água no telhado pode causar vazamentos, infiltrações e goteiras. Por isso, é importante manter o telhado limpo sempre.

O uso adequado da angulação também permite uma longevidade maior do telhado, pois ajuda a resistir à ação do vento e demais variações climáticas que poderiam acabar danificando a disposição das telhas.

Além de todos os benefícios estruturais e de proteção, a escolha correta das telhas e sua inclinação afetam diretamente na estética e apresentação da casa.

Conte com a Biazam para ajudar em sua construção

A Biazam é especialista no segmento do aço, sempre investindo em tecnologia e inovação para entregar produtos e soluções de qualidade para todos nossos clientes.

Conte com a gente para obter acabamentos harmoniosos e duradouros em sua construção. Consulte um de nossos especialistas e conheça nossa ampla gama de produtos.

Hoje, você conheceu os tipos de telhas e como calcular sua inclinação corretamente para aumentar sua durabilidade e potencializar sua função protetora da edificação.

Se este conteúdo foi útil, talvez você goste de conhecer nosso artigo sobre os 10 benefícios de utilizar estrutura metálica no telhado. Continue explorando nosso blog e encontre muitos outros posts interessantes como esse. Até a próxima!

Compartilhe:
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário