Para ter mais segurança no momento de desenvolver edificações e garantir que estejam funcionais, compreender quais os tipos de estrutura para telhado e o que é a “água de telhado’’ possibilita que as técnicas adequadas sejam feitas. Assim, os projetos ocorrem como esperado e proporcionam mais segurança aos clientes que contrataram os seus serviços.
Entender o significado deste termo garantirá que você tenha um trabalho ainda mais especializado. Portanto, apresentaremos a seguir o que é este termo e como cuidar adequadamente do telhado para aumentar o tempo de vida útil!
O que significa o termo “água de telhado”?
A água de telhado, mais conhecida por “pano de telhado”, é a estrutura ou cobertura plana e levemente inclinada na qual a água da chuva cai e se direciona para a calha. Essa estruturação é desenvolvida para fazer com que a vazão de água saia por uma única direção, permitindo que o escoamento ocorra adequadamente.
Durante a construção de imóveis, a vertente de telhado é muito bem construída para não apresentar problemas. No entanto, quando as edificações demonstram falhas na estruturação, tende a acontecer vazamentos que podem ser evitados ao analisar os seguintes tipos de telhado:

1. Telhado uma água
O telhado uma água possui pequenos vãos e anexos feitos para construções simples, como edículas que contêm telhas termoacústicas. Segundo o Portal Iphan, a parte superior da superfície é conhecida por cumeeira e seu lado inferior, beiral.
Vale comentar que o telhado de uma água é o mais simples e barato de construir. O formato geralmente é mais íngreme, feito para dar perfeito acabamento à casa e acobertar a caixa d’água dos lares, sem que ocorra nenhuma interferência na abertura da tampa.
2. Telhado duas águas
O telhado duas águas é composto de dois planos mais inclinados, com uma intersecção que auxilia na formação da cumeeira. As duas laterais possuem um formato triangular e tendem apresentar dois modelos, em que o primeiro é o empena oitão e o segundo se chama frontão, frequentemente construído para compor a parte frontal de igrejas.
Esse telhado tem formato inclinado no estilo V para frente e é a mais popular se comparada às demais versões que observamos em edificações.
No caso do telhado americano, ele é conhecido por ter um dos lados mais alto quando comparado ao outro e que não fazem conexão. Tradicionalmente, vemos a parte maior apoiada em uma parede confeccionada em alvenaria para garantir mais firmeza e segurança.
3. Telhado três águas ou mais
O telhado 3 águas conta com três planos mais inclinados, nos quais dois possuem formato de trapézios retângulos, conhecidos por água mestra e o triângulo que se chama tacaniça. Este modelo é frequentemente encontrado em casas de esquina e capelas alpendradas que usam um design arquitetônico tradicional do início do século.
4. Telhado de quatro águas
Muito tradicional na cobertura de edifícios retangulares, o telhado em questão possui duas águas trapezoidais e duas triangulares. Portanto, conta com quatro espigões e uma cumeeira, além de não precisar de calhas em sua composição.
O telhado quatro águas é frequentemente visto na arquitetura clássica, muito comum em edificações rurais e construções públicas. Porém, com o desenvolvimento de calhas e condutores, o modelo começou a ser acrescentado em áreas urbanas.
5. Telhado cinco águas
Neste telhado, encontramos um formato poligonal em que cada parte é uma tacaniça. Normalmente essas construções possuem também um design poligonal, vistas regularmente em quiosques ou coretos, que tem uma cobertura metálica.
O que é água furtada? Entenda o conceito
A água de telhado furtada é uma técnica desenvolvida criteriosamente para garantir que a água tenha um escoamento perfeito através das calhas. Este método se responsabiliza por prevenir o acúmulo de líquido e fazê-lo ser bem distribuído por todos os respectivos lados que possui.
Toda a estrutura conta com vãos que conhecemos por tesouras, as quais se responsabilizam por facilitar o escoamento em pontos estratégicos. Neste caso, em especial, o responsável pela edificação escolhe as áreas em que essa água precisa sair, o que garante mais precisão.
Quais os cuidados com telhado?
Para preservar o telhado e cada tipo de telha, tenha atenção quanto ao levantamento das telhas. Opte por pegá-las sempre pelas ondas internas, tendo pleno cuidado com o manuseio para preservar a qualidade e durabilidade.
Além disso, é importante impermeabilizar o telhado com uma borracha líquida para impedir goteiras e vazamentos. A tecnologia deste material é o que facilita a aplicação, fornece alta resistência, durabilidade e mais agilidade em manutenções.
Sempre que cair chuva intensa, faça uma verificação completa na cobertura para encontrar possíveis rachaduras. Veja se a drenagem das calhas está funcionando como esperado e, se estiver com interrupção, faça uma limpeza para evitar vazamentos.
Qual dos telhados são os melhores?
A escolha do modelo deve ser feita com base no que a projeção indica. Por exemplo, se a construção é de porte pequeno, o telhado 2 águas é o mais adequado para escoar o líquido e garantir que não cause vazamentos.
No caso de construções grandes, há a necessidade de trabalhar com um telhado mais robusto para eliminar o acúmulo de água. Portanto, se você fizer uma casa ou um edifício, o modelo cinco telhas é perfeito para proporcionar mais segurança e qualidade aos imóveis.
Reúna-se com sua equipe para definir os melhores projetos com base nas necessidades do edifício. Dessa forma, será possível selecionar o modelo de telha pertinente, conforme as especificações do seu cliente.
Conheça as partes do telhado
Os telhados possuem diferentes partes que servem para facilitar o escoamento de água e garantir que o fluxo não fique preso na superfície. Cada formato de cobertura é feito com base na estrutura da construção para prevenir vazamentos ou complicações na liberação de água.
Além disso, os projetos possuem suas estruturas bem semelhantes, mesmo que tenham diferenciações quanto à estética. Pois, sem elas, é impossível controlar a água ou até preservar o tempo de vida útil dos telhados. As partes do telhado, incluem:
Água
Serve como escoamento de um telhado, na qual há modelos variados. É usado regularmente em construções de diferentes portes e tem função de guiar a água aos planos presentes na superfície.
Beiral
Esta é a sobra que se encontra no final do telhado e se estende até a parede, em que se encontram as calhas. A sua função é impedir que a água escorra pelo concreto e entre nas janelas ou, então, que vaze pelas portas das casas.
Cumeeira
É o limite dos telhados: serve para unir a área em que as águas devem cair. Na direção desenvolvida, o líquido escorre adequadamente para não ficar acumulado no interior das calhas.
Espigão
É o ponto mais elevado do telhado. Possui um formato horizontal e é referido à tábua usada nesta edificação. A aresta é levemente inclinada e apresenta forma diagonal, que tem a finalidade de dividir a água — ao contrário da cumeeira, que faz a junção do líquido.
Há também a asna vulgar, uma versão tesoura que apresenta duas pernas que se encaixam na área superior do pendural. Geralmente, possuem escoras e se constituem de um quadro rígido que auxilia na sustentação de diferentes telhados.
A água de telhado faz parte da confecção destas superfícies e, sem ela, toda a estruturação apresentará falhas de qualidade. Por isso, é importante definir o melhor formato no momento de realizar a projeção da planta com sua equipe.
E para saber qual a melhor telha para isolamento térmico, continue no nosso blog. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para fazer as melhores escolhas!