Isolamento térmico: como funciona, como fazer e mais!

O isolamento térmico nas construções proporciona muito conforto para tanto para os dias quentes quanto para os frios. Pode ser aplicado em residências, lojas, bares, galpões e muitos outros. Mas, existem diversos materiais que podem ser usados para isolar a temperatura e cada um tem sua especificidade.

Continue lendo para entender melhor sobre o isolante térmico, principais materiais, como funciona, quando estalar e como fazer a aplicação. Continue na página e aproveite!

Como funciona o isolamento térmico?

Telhado de isolamento térmico

Isolamento térmico é o nome que damos a certos materiais que dificultam a dissipação do calor. Estamos acostumados a relacionar os isolantes térmicos apenas com o calor, mas eles também são muito efetivos com as temperaturas baixas. É muito utilizado em ambientes industriais, visto que regula o clima e proporciona um ambiente mais agradável para os trabalhadores.

Principais materiais do isolamento térmico

O isolamento térmico é feito com materiais que tem como característica a baixa condutividade térmica. Dependendo da utilização, o tipo de isolante pode variar. Os principais são:

– Placas de EPS

As placas de EPS são formadas por poliestireno expandido, o famoso isopor. É um ótimo material para impermeabilização e isolamento termoacústico. De modo geral, esse material possui pequenas bolhas de ar que cumprem o papel de isolante.

O coeficiente de condutibilidade térmica dele é de 0,033 W/(m.K), o que é considerado um bom número, pois quanto menor, mais eficiente é o material.

– Lã de rocha

A lã de rocha é um material muito potente e vantajoso, por realizar o isolamento térmico e acústico. Além disso, ela é incombustível, ou seja, não queima. É feita com fibras minerais de rochas vulcânicas a 1500 °C.

– Lã de poliéster

A lã de poliéster é outro material termoacústico (isolante de som e de temperaturas). É produzido a partir de fibras de poliéster resultadas da reciclagem de garrafas pets. Pode ser usado em residências e espaços comerciais, pois não oferece riscos a saúde. Por ser hipoalergênico, pode até mesmo ser manuseado sem máscara e luvas.

– Fibra de vidro

A fibra de vidro, também chamada de Polímero Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV), pode ser utilizado em telhas, painéis decorativos e sistemas de isolamento térmicos e elétricos. É formado por polímeros unidos por poliéster.

– Cortiça

A cortiça é de origem vegetal da casca de sobreiros. Em sua composição possui em suberina, uma substância gordurosa que faz com que ela seja um ótimo material isolante. Suporta temperaturas entre: -180 °C e 120 °C.

Isolamento térmico para telhado: quais são os materiais usados?

telha sanduíche isolamento

Como comentado anteriormente, existem diversos materiais para isolamento térmico. Para telhado é possível usar os seguintes:

  • Lã mineral, ou a chamada lã de rocha;
  • Lã de vidro;
  • Isolamento em poliéster;
  • Isolamento de celulose;
  • Placa de poliestireno expandido (EPS).

Como funciona o controle de temperatura no isolamento térmico?

A base principal do isolamento térmico são os gases. Isso acontece uma vez que eles não conduzem bem o calor como os líquidos e sólidos. Por isso, os melhores materiais isolantes são mais “aerados”, como a espuma que aprisiona esses gases em meio a sua parte sólida.

Ou seja, quanto mais ar no material, melhor será sua capacidade de isolamento térmico. E isso fará com que as temperaturas dos ambientes fiquem mais equilibradas.

Quando devo instalar o isolamento térmico?

É recomendado instalar o isolamento térmico em todos os tipos de ambientes, sejam residências, ambientes comerciais como lojas, restaurantes, bares ou outros. Além disso, o ideal é realizar a instalação durante a fase inicial da construção, exceto quando for necessário para a cobertura, que deve ser realizada ao final da obra. Mas apesar disso, existem formas de adaptar os isolantes para locais que não podem ser esvaziados para esse procedimento.

Instalação do isolamento térmico

A instalação do isolamento térmico sempre deve ser feito por profissionais qualificados e especializados. Dessa forma, a eficácia do isolante é garantida. Nós, da Biazam, entregamos as telhas já com o isolamento térmico, sendo necessário somente a devida instalação.

Se você deseja se certificar da efetividade, precisa fazer a aplicação com os materiais certos para cada situação e da maneira certa. Aqui estão algumas orientações gerais que podem ser seguidas:

  • Verifique as instruções do fabricante: antes de começar a aplicar o isolante térmico, verifique as instruções do fabricante. Eles devem fornecer informações específicas sobre a aplicação do isolante que você está usando;
  • Use equipamento de proteção: o isolante térmico pode irritar a pele e os olhos. Por isso, é importante usar equipamentos de proteção, como luvas, óculos de proteção e máscara;
  • Prepare a superfície: a superfície na qual você deseja aplicar o isolante térmico deve estar limpa, seca e livre de poeira e detritos.
  • Corte e aplique o isolante: feito os passos anteriores, basta cortar do tamanho certo, aplicar o material com firmeza para garantir aderência.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Aproveite para conferir nosso post sobre as telhas sanduíches, uma ótima opção para quem deseja proteção térmica e acústica!

Compartilhe:
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário