Isolamento térmico: como funciona, como fazer e mais!

O isolamento térmico é uma técnica que pode servir para evitar a perda de calor do ambiente em climas frios ou impedir o abafamento em climas quentes. Ele cria uma barreira entre o ambiente interno e externo, reduzindo a transferência de calor por condução, convecção e radiação.

Nas telhas de isolamento térmico podem ser utilizados diversos materiais como lã de vidro, lã de rocha, espuma de Poliisocianureto, poliestireno expandido — também conhecido como isopor — e materiais naturais como a fibra de coco. Todos eles são aplicados em paredes, telhados, pisos e outras superfícies, nas quais a troca de calor é significativa.

Como funciona o isolamento térmico?

O isolamento térmico funciona impedindo a transferência de calor entre dois ambientes com temperaturas diferentes. Isso é feito de três maneiras principais: condução, convecção e radiação. Entenda a seguir:

  • Condução: é o processo pelo qual o calor se propaga em materiais sólidos, como paredes, tetos e pisos. Os isolantes térmicos são projetados para ter uma baixa condutividade térmica, o que significa que eles são maus condutores de calor. Isso impede que o calor passe facilmente de um lado para o outro da barreira isolante;
  • Convecção: envolve a transferência de calor por meio de fluidos, em movimento como ar ou água. Os materiais isolantes também podem ser projetados para reduzir o movimento do ar dentro de cavidades ou entre camadas, diminuindo, assim, a troca de calor por convecção;
  • Radiação: é a transferência de calor na forma de ondas eletromagnéticas, como a luz solar. Os materiais isolantes refletem, absorvem ou emitem radiação térmica de maneira a reduzir a quantidade de calor transferida.

Ao criar uma barreira eficaz contra esses processos de transferência de calor, o isolamento térmico ajuda a manter a temperatura interna de um ambiente mais estável. Com isso, reduz-se a necessidade de uso de aquecimento ou refrigeração artificial. Isso resulta em economia de energia e aumento do conforto térmico para quem ocupa o espaço.

É possível ter controle de temperatura no isolamento térmico?

Sim. A aplicação cria uma barreira que ajuda a manter a temperatura interna de um ambiente mais estável, permitindo um controle mais eficaz da temperatura e resultando em maior conforto térmico para aqueles que usam o espaço.

Telha sanduíche: o que é, vantagens, durabilidade e mais!

Principais materiais para isolamento térmico para telhado

Principais materiais para isolamento térmico para telhado

Os principais materiais para isolamento térmico para telhado são placas de isopor (EPS), poliuretano (PU) e lã de rocha. Cada material possui características e benefícios específicos e, por isso, é importante conhecer cada um para comparar as finalidades.

A escolha do material adequado depende de cada necessidade específica. Ou seja, cada projeto usa uma ou mais opções de materiais de isolamento para telhados. Os principais materiais para isolamento térmico para telhado incluem:

Placas de EPS

Também chamado de isopor, o EPS é um material leve, resistente à umidade e de fácil manuseio. É amplamente utilizado no isolamento térmico de telhados devido à sua facilidade de instalação, bom desempenho térmico e excelente custo benefício.

As telhas com isolamento em EPS também são uma escolha sustentável, pois o isopor é reciclável, contribuindo para a redução do impacto ambiental causado.

Polisocianurato (PIR)

As placas de isolamento de polisocianurato são ótimas opções para garantir isolamento acústico — reduzindo ruídos externos e criando um ambiente mais tranquilo e confortável —, além de serem fáceis de instalar, o que diminui o tempo e os custos de mão de obra.

O PIR é um material leve, porém muito resistente, mais do que a sua versão anterior, o poliuretano (PU). Isso contribui para a durabilidade das telhas e proteção contra diferentes condições climáticas, como chuva, granizo e ventos fortes. Ainda são resistentes à corrosão e pragas, como cupins, garantindo um excelente custo-benefício a longo prazo.

Lã de rocha

A lã de rocha é feita por meio de rochas vulcânicas fundidas. Portanto, ela é resistente ao fogo e à umidade, sendo uma proteção adicional contra incêndios, aumentando a segurança da construção.

Além disso, a lã de rocha é conhecida por suas propriedades acústicas superiores, que reduzem significativamente a transmissão de ruídos externos ao ambiente.

Como escolher o melhor isolamento térmico?

Para escolher o melhor tipo de material de isolamento, é preciso pensar em alguns fatores, como performance no desempenho térmico, compatibilidade com o projeto, custo-benefício, sustentabilidade, facilidade de instalação e regulamentações locais.

  • Desempenho térmico: avalie o valor de resistência térmica do material. Quanto maior o valor, melhor será o isolamento térmico. Considere também a capacidade do material em manter a temperatura interna estável;
  • Compatibilidade: verifique se o material de isolamento é compatível com a estrutura e o ambiente em que será instalado. Considere fatores como resistência à umidade e ao fogo e a durabilidade;
  • Custo-benefício: compare os custos iniciais do material com os benefícios a longo prazo, incluindo economia de energia e manutenção. Às vezes, investir em um material mais caro inicialmente pode resultar em economia significativa ao longo do tempo;
  • Sustentabilidade: opte por materiais que sejam sustentáveis, como materiais reciclados ou renováveis, para minimizar o impacto ambiental;
  • Facilidade de instalação: considere a facilidade e o custo da instalação do material, incluindo se será necessário contratar mão de obra especializada;
  • Regulamentações locais: esteja ciente das regulamentações e códigos de construção locais que podem afetar a escolha dos materiais isolantes térmicos, especialmente em relação a requisitos de resistência ao fogo e eficiência energética.

Ao considerar esses fatores em conjunto, é possível escolher a melhor opção para atender às necessidades específicas do seu projeto. Você pode ver mais dicas de como escolher a melhor telha de isolamento térmico aqui.

Quando devo instalar o isolamento térmico?

O tempo para instalar o isolamento varia de acordo com cada projeto. Mas, em geral, alguns momentos podem ser propícios: durante a construção ou reforma, antes da instalação dos acabamentos e ao substituir o telhado.

Ele também pode ser colocado quando houver problemas com conforto térmico ou antes de mudanças significativas no clima. O importante é que o serviço seja feito para garantir o conforto daqueles que usam o espaço.

Caso ainda esteja em dúvida sobre os materiais como isolante térmico para telhado, a Biazam está tem um time preparado para te atender, fale já conosco!

Image Carousel

Confira nossos produtos:

5/5 - (1 voto)
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário