Manutenção do telhado: importância e como cuidar!

Quando falamos sobre cuidar da nossa casa ou edifício comercial, muitas vezes, as atenções se voltam para o interior da construção e esquecemos de um elemento fundamental que protege tudo o que está por baixo: o telhado.

A manutenção do telhado é frequentemente negligenciada, mas é uma parte crucial da preservação da integridade e da durabilidade de uma residência. Por esse motivo, preparamos esse conteúdo completo para você!

Continue lendo para entender a importância de realizar a manutenção da cobertura e algumas dicas para realizar esse procedimento da forma correta. Confira!

Qual a importância de fazer a manutenção do telhado?

Realizar a manutenção do telhado é um cuidado fundamental para garantir a durabilidade de uma construção. Essa atitude é necessária para realizar reparos e evitar danos maiores que podem causar prejuízos financeiros.

O teto é a primeira linha de defesa da sua casa contra elementos naturais, como chuva, neve, vento, granizo e luz solar. Um telhado em bom estado evita vazamentos e danos estruturais causados por condições climáticas adversas.

Além disso, a manutenção regular do telhado ajuda a prolongar a vida útil do sistema de cobertura. Quando essas estruturas estão bem cuidadas, duram mais tempo e poupam o custo e o incômodo de substituições prematuras.

Vale ressaltar que a manutenção de telhado feito com telha sanduíche ajuda a preservar a capacidade termoacústica da cobertura. Dessa forma, é possível manter o conforto da residência por mais tempo.

Como fazer a manutenção do telhado?

A manutenção do telhado é uma tarefa essencial para garantir a longevidade e a integridade do sistema de cobertura da sua casa ou ambiente comercial. O indicado é contratar um profissional capacitado para realizar essa atividade, apesar disso, preparamos algumas dicas para te ajudar nesse processo. Confira:

1. Faça uma inspeção geral

O primeiro passo para realizar a manutenção do telhado é fazer uma inspeção para procurar sinais de danos, como telhas quebradas, rachadas, deslocadas ou vazamentos. Além disso, também é muito importante estar atento às condições das calhas e rufos. Para realizar esse procedimento, também é muito importante ter alguns cuidados!

Primeiramente, antes de subir no telhado, certifique-se de que está tomando todas as precauções de segurança necessárias. Use equipamento de segurança, como um cinto de segurança, e verifique se a superfície do telhado está firme e segura para caminhar.

Após fazer uma verificação de como está a situação externa do telhado, é preciso analisar o interior da casa. Para isso, inspecione o teto para quaisquer sinais de vazamentos, manchas de água ou mofo. Esses são indicadores de problemas no telhado que precisam de atenção.

2. Limpe todo o telhado

Uma vez que foi possível identificar qualquer problema ou dano na cobertura da construção, está na hora de realizar uma limpeza de qualidade para seguir com a manutenção do telhado. Durante essa etapa, remova detritos, como folhas, galhos e sujeiras. Eles tendem a reter umidade e causar danos a longo prazo na estrutura.

Remover as sujidades do telhado evita o desgaste prematuro das telhas e ajuda a evitar substituições frequentes ou danos muito severos. Além disso, é importante ressaltar que a limpeza ajuda a evitar danos na estrutura do imóvel, reduzindo a demanda de manutenção.

Limpar a cobertura de um imóvel pode ser um processo difícil, mas para te ajudar com isso, preparamos um conteúdo completo com todas as informações necessárias sobre a limpeza do telhado. Acesse depois e entenda mais sobre o assunto!

3. Fixe as telhas soltas e com folgas

Homem arrumando telhado

É muito comum encontrar telhas soltas ou com folgas durante a manutenção do telhado. Afinal, as condições climáticas, movimentações e outras situações podem fazer com que as fixações fiquem sensibilizadas e se soltem com o tempo.

Nesses casos, os reparos devem ser feitos imediatamente para evitar que o problema se agrave, afinal, essa situação pode causar infiltrações ou danos piores nas telhas.

Para isso, aperte ou substitua as fixações antigas para garantir que as mesmas estão bem fixadas. Dessa forma, você poderá garantir que as telhas não se soltem durante ventanias e outras ocasiões.

4. Troque telhas danificadas

Durante a manutenção do telhado, é possível identificar não apenas telhas soltas, mas também riscos, furos, amassados e outros danos que potencialmente ameaçam a integridade da cobertura da propriedade. Quando essas questões surgem, a melhor alternativa é substituir as peças afetadas, independentemente do tipo de telha.

Apesar disso, em algumas situações, é indicado contratar um profissional habilitado para avaliar a extensão dos danos e decidir se é possível realizar o conserto, poupando despesas desnecessárias.

A manutenção adequada do telhado é crucial para a longevidade da estrutura, garantindo a segurança e proteção do imóvel contra as adversidades climáticas.

5. Coloque uma proteção adicional

Proteger as telhas galvalume ou galvanizadas é fundamental para assegurar a longevidade do material. Por isso, uma medida adicional de proteção é sempre bem-vinda. Para isso, o recomendado é aplicar vernizes e tintas especialmente formuladas para esses materiais, aprimorando a resistência e mantendo a estética.

Contar com essas proteções adicionais não só preserva o aspecto das telhas, mas também reforça sua capacidade de enfrentar as mudanças climáticas e manter sua integridade ao longo do tempo.

Gostou desse conteúdo? Esperamos que sim! Aqui na Biazam, você encontra muitos outros conteúdos úteis sobre estrutura para telhado, telhas e dicas para o cuidado e manutenção da cobertura do seu imóvel. Continue nos acompanhando para não perder nenhuma atualização. Até mais!

Compartilhe:
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário