Quais telhas utilizar para pergolados? Confira na Biazam!

O pergolado é uma estrutura charmosa, elegante e harmônica. Essa pequena construção é capaz de transformar ambientes, trazendo conforto e muito estilo para os locais. Geralmente vemos opções sem nenhum tipo de cobertura, apenas com a sua estrutura.

Acontece que essas áreas de lazer podem ter diferentes tipos de cobertura, seja para agregar no quesito visual ou para deixar o ambiente protegido do tempo, por exemplo. Nesse sentido, podemos escolher várias opções de telhas para os pergolados.

Mas afinal, qual é a melhor telha para pergolado? Preparamos um conteúdo completo com uma lista dos melhores tipos de cobertura para essa estrutura. Continue conosco e confira as informações para transformar o seu ambiente externo!

O que é um pergolado?

As também chamadas pérgolas são um tipo de estrutura construídas em áreas externas. Antigamente, eram utilizadas para plantar uvas, mas com o passar dos anos passou a exercer outro papel, sendo agora um espaço para descansar e relaxar.

Sendo assim, esses espaços, muitas vezes, são utilizados apenas para fins estéticos, a fim de deixar um local externo mais agradável visualmente. Eles podem ser construídos com diferentes materiais, incluindo bambu, madeira, alvenaria ou alumínio, sendo que o mais comum é construir o pergolado em madeira.

Vale ressaltar que essa também é uma estrutura geralmente construída ao redor de piscina, visto que ter um espaço coberto por perto é ideal para aproveitar o momento e não ficar distante dos nossos amigos e familiares.

Assim, quando falamos em adicionar uma cobertura no local, garantimos um aproveitamento muito maior! E com a telha certa, é possível ter conforto térmico e uma área de descanso muito mais confortável e agradável.

Mas o uso dele não se dá apenas a essas áreas, o pergolado pode ser utilizado em garagens para proteger os automóveis das ações do clima ou no meio de um jardim para aproveitar uma tarde de sol.

Os melhores tipos de telhas para usar na cobertura do pergolado

Conforme comentado anteriormente, o pergolado pode ser utilizado em diferentes locais, como garagens, piscinas, áreas externas no geral e mais. Isso acontece, pois a estrutura para o telhado pode ser construída com diferentes coberturas. Dessa forma, é possível encontrar a opção mais agradável para diversas situações.

Por isso, preparamos essa lista com os melhores tipos de telhas para pergolado. Quer descobrir quais são as opções? Continue conosco e confira!

5. Telha de madeira

Sim, é possível cobrir pergolados com telhas de madeira! Você pode utilizar essa opção de duas formas: com telhas unidas ou vazadas. Ambas são boas opções e trazem resultados satisfatórios para a construção.

As telhas vazadas não cobrem a área por completo, uma vez que ficam lacunas entre as ripas. Isso faz com que o ambiente seja mais ventilado. Porém, essa pode ser uma desvantagem para os dias chuvosos se o objetivo for proteger algum item da ação do tempo, como garagens para carros.

Por outro lado, as coberturas feitas com telhas unidas cobrem melhor o espaço, mas mesmo assim, não são 100% eficazes na proteção da chuva. Além disso, é uma opção mais cara por exigir mais manutenção para manter a beleza e eficiência da estrutura.

4. Telhas ecológicas

A sustentabilidade é a preocupação de muitas pessoas, por isso, as telhas ecológicas não poderiam faltar nessa lista! Essas são opções sustentáveis e ótimas para o meio ambiente. Apesar disso, é importante ressaltar que a vida útil desses objetos pode variar conforme as condições climáticas da região.

No geral, duram cerca de 15 anos e apresentam proteção UV com um bom isolamento térmico. Além disso, esse tipo de telha para pergolado costuma ser produzida com materiais reciclados, como eucalipto, fibra de celulose e outros. Essa opção reduz a emissão de gases poluentes e a instalação é facilitada.

3. Telhas transparentes

O terceiro lugar dessa lista é direcionado para as telhas transparentes, uma opção ideal para os amantes de locais claros e com muita luz do sol. Como o próprio nome diz, essa opção de cobertura não possui nenhuma cor e garante o máximo de iluminação natural para o ambiente.

As telhas transparentes para pergolado são perfeitas para pessoas que desejam manter o destaque da estrutura na madeira, mas que não abrem mão da opção de ter uma proteção para os dias de chuva.

Também não poderíamos deixar de comentar sobre a visão belíssima do céu proporcionada por esse tipo de telha para pergolado. Ou seja, com esse modelo, o ambiente fica claro, economiza energia e fica ainda mais bonito.

2. Telha translúcida

Já que falamos sobre as telhas translúcidas, é claro que não poderíamos deixar de comentar sobre as opções translúcidas. Esse tipo de cobertura é muito semelhante ao anterior, mas a grande diferença está na porcentagem de luz natural proporcionada.

As telhas translúcidas são claras, mas não totalmente transparentes. Isso faz com que ainda entre uma quantidade razoável de iluminação natural. Vale ressaltar que esse tipo de telha para pergolado possui baixa necessidade de manutenção, sendo recomendada uma limpeza a cada três anos.

1. Telhas sanduíche

O primeiro lugar da lista não poderia ir para outro tipo de telha para pergolado: a telha sanduíche. Esse tipo de cobertura é uma alternativa termoacústica que fornece mais conforto térmico e acústico para a obra. Ela é composta por duas chapas metálicas e um material isolante no meio da estrutura.

É importante ressaltar que as placas metálicas costumam ser feitas em aço galvalume ou galvanizado, já o interior é composto por poliuretano ou isopor. A grande vantagem dessa opção de telha para pergolado é que as coberturas são feitas sob medida, ideais para projetos arquitetônicos de diversos tamanhos.

As telhas sanduíche também não absorvem a umidade, reduzem o risco de incêndios e podem ser pintadas com tinta eletrostática. Tudo isso faz com que o local fique mais seguro e personalizado. Além disso, esse tipo de material não exige tanta manutenção, fazendo com que o custo a longo prazo seja menor.

Todos esses fatores fazem com que esse tipo de telha metálica seja uma das melhores opções para pergolado. Afinal, com elas é possível ter conforto térmico, acústico, um visual bonito e muito mais.

O que considerar ao escolher a telha para pergolado?

Existem diversos fatores que você precisa considerar para escolher uma telha para o pergolado. Primeiramente, considere o seu objetivo com a estrutura. Isto é, você a utilizará como garagem ou como um espaço de lazer? A utilização escolhida para o local fará muita diferença durante a escolha da cobertura correta.

Caso você deseje um local bem iluminado para descansar durante o dia, a telha translúcida ou transparente pode ser uma ótima opção. Por outro lado, caso você queira um material com mais durabilidade e que proporcione mais conforto, a telha sanduíche é a opção ideal.

Além disso, considere o material da telha, pois isso fará muita diferença para o conforto do local. Conforme comentado anteriormente, a telha sanduíche é composta por chapas de aço galvalume ou galvanizado e um isolante no meio das estruturas.

Isso faz com que você tenha mais conforto térmico e acústico para a área, sendo ideal para garagens e locais de descanso. Caso o seu pergolado tenha apenas a finalidade estética, as telhas ecológicas ou transparentes podem ser boas opções.

Agora você já sabe quais são os melhores tipos de telhas para pergolado e está pronto para fazer a escolha certa para a sua construção. Aproveite para contar com a Biazam e faça o seu projeto virar realidade! Somos especialistas no mercado do aço e produzimos itens com um alto padrão de qualidade. Entre em contato e faça seu orçamento.

Compartilhe:
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário