Qual a melhor telha para isolamento térmico? Veja na Biazam!

Ao escolher o modelo de telha para a sua obra, além de verificar sua parte estética para seguir o projeto, também é importante entender sobre quais são seus benefícios no dia a dia, como o conforto acústico e a durabilidade.

Dentro dessas qualidades que devemos avaliar, às vezes, esquecemos de um aspecto fundamental, que fará toda a diferença para a estrutura da cobertura e para o bem-estar de quem estiver abaixo dela: o isolamento térmico. Essa função em uma telha, pode fazer muita diferença, seja para as regiões mais frias ou as mais quentes.

Quer entender mais sobre o isolamento térmico em telhas? Continue a leitura no blog da Biazam e aproveite o que separamos para você!

Conheça 5 tipos de telhas para isolamento térmico!

Atualmente, no mercado, podemos encontrar vários tipos de telhas, com ótimas porcentagens de isolamento térmico. Nesse sentido, você tem mais opções de escolha, desde as convencionais até as mais modernas, ou seja, você pode optar por uma telha que faça mais sentido para o seu projeto e que se adéque ao seu orçamento. Entenda melhor sobre as telhas com isolamento térmico:

1. Telha de Concreto

Telhas de concreto

A telha de concreto proporciona resistência, beleza e o benefício de manter a temperatura no ambiente. Para regiões frias, o indicado é o uso de telhas mais escuras, que conseguem reter o calor do sol e proporcionar mais equilíbrio para a parte da noite, deixando os cômodos mais quentes.

Já para as regiões quentes, é indicado o uso de telhas mais claras, como a branca. Com essa cor, a luz será refletida e o material não irá reter tanto calor, mantendo o local mais fresco e agradável.

Além de manter a temperatura do ambiente, essa telha tem outras vantagens, como o bloqueio de fungos e baixa absorção de água e umidade. Ela também é muito difícil de trincar, então, durará anos até precisar de alguma manutenção ou troca.

2. Telha de Cerâmica

Conhecida como telha de barro, é a mais popular do nosso país e apresenta um ótimo custo-benefício para obras. Assim, consegue manter o ambiente mais agradável, seja para um local mais quente ou mais frio.

Entretanto, para o seu uso, é preciso se atentar a dois fatos:

  • Conferir se a estrutura da cobertura aguenta, pois as telhas são mais pesadas;

  • Investir em uma manta térmica para diminuir as chances de goteira e proteger o imóvel nos períodos de chuva.

3. Telha Gravilhada

Telha Gravilhada

A telha gravilhada possui uma fabricação diferente, sendo utilizado como base um material metálico, com uma nova camada de rocha moída e logo após um tratamento cerâmico. Desse modo, torna-se uma telha leve, resistente e proporciona conforto térmico. Além disso, é um item com fácil manutenção, principalmente na instalação.

4. Telha Termoacústica

A telha termoacústica, ou telha sanduíche, é uma opção que vem ganhando muito uso recentemente, sendo cada vez mais utilizada em casas e indústrias.

A fabricação da telha envolve camadas: são formadas por duas chapas de aço e, no seu interior, é utilizado um material isolante, como poliestireno e poliuretano. É por conta desse material que é possível manter a temperatura do ambiente.

Além disso, essa telha apresenta outros benefícios, como:

  • Fácil instalação;

  • Resistência ao fogo;

  • Resistência a fungos;

  • Redução da umidade interna;

  • Leveza.

5. Telha ecológica

Por último, temos o modelo de telha ecológica, uma opção sustentável e que não esquenta. Esse modelo é fabricado em fibra vegetal, com compostos naturais, como de coco e de madeira.

Com isso, faz com que a telha tenha menor condutividade térmica, ou seja, não conduz tanto calor, mantendo a temperatura mais fresca.

Além disso, essa telha apresenta outros benefícios, como:

  • Fácil instalação;

  • Leveza;

  • Economia.

Dicas para escolher a melhor telha para seu telhado

Além de verificar a qualidade e o custo das telhas, você ainda precisa entender sobre alguns outros pontos que fazem a diferença no telhado.

Um dos pontos-chave para a escolha é a inclinação do telhado. As telhas não funcionam em todo tipo de inclinação. Dessa forma, você deve trabalhar em conjunto com o responsável da obra para entender qual o ângulo da cobertura e chegar à melhor opção.

Com a telha de cerâmica, seus modelos precisam estar na inclinação mínima de 30% ou 35%. Assim como a de concreto, que deve estar pelo menos 30% de inclinação.

Mas, uma ótima opção é a escolha da telha em modelo sanduíche, visto que são completas, contam com isolamento térmico e acústico e ainda conseguem ser colocadas em boa parte das inclinações dos telhados, juntando vários pontos positivos em uma única telha.

Leia mais e veja os benefícios de utilizar a estrutura metálica para telhado!

Essas são as melhores telhas com isolamento térmico, se mostrando ótimas opções para manter a temperatura agradável em regiões mais frias ou quentes, possibilitando que quem esteja no ambiente possa ter um conforto muito maior, seja para trabalhar ou descansar.

Gostou do conteúdo? Aqui, na Biazam, você encontra muito mais sobre telhas, chapas e construção. Navegue por nosso blog e leia muito mais. Até a próxima!

Compartilhe:
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário