Quantas telhas por metro quadrado precisam para um telhado?

Para saber quantas telhas por metro quadrado um telhado necessita, é preciso considerar fatores como a área e a inclinação do telhado e como utilizar o fator de correção.

A partir disso será possível ter uma estimativa bem próxima do número real que será utilizado para fazer um planejamento adequado e execução da construção com segurança e maior previsibilidade financeira.

Continue lendo o conteúdo de hoje para aprender como calcular a quantidade de telhas por metro quadrado com a Biazam!

1. Defina a área do telhado que você precisa cobrir

Definir a área é o primeiro passo para saber quantas telhas por metro quadrado são necessárias para cobrir todo o espaço disponível. Independente do formato que seu telhado possua, a planta baixa de sua obra é o instrumento que fornecerá as dimensões necessárias para o cálculo de área.

Observe toda a extensão da estrutura e inclua os beirais (ou somente a área entre as platibandas para caso o telhado seja embutido) no cálculo. Caso se tenha disponibilidade de tecnologia, existem programas capazes de realizar essa conta de forma mais rápida e efetiva.

Outra forma de verificar a área do telhado é através da planta de cobertura. Além de dimensionar a estrutura, por essa planta é possível verificar outras informações essenciais, como o sentido das águas de telhado, posição das calhas e tipos de telha utilizadas, por exemplo.

2. Considere a inclinação de telhado e o fator de correção

Por meio da inclinação do telhado, você terá noção de como as estruturas de suas telhas ficarão. No entanto, é preciso considerar o fator de correção para garantir que toda a área inclinada seja coberta pelas telhas, já que esse valor é diferente da área do telhado. Isso pode ser calculado com a seguinte fórmula:

Fator de correção=1Cosseno do ângulo de inclinação do telhado

Após obter esse valor, deve-se multiplicar a área do telhado obtida inicialmente pelo fator de correção para descobrir a área que deverá ser coberta pelas telhas obtidas. Fique atento para colocar a unidade do ângulo que você obtém corretamente, pois os valores darão resultados diferentes caso sejam postos em graus ou radianos.

Como calcular inclinação de telhado?

Para conseguir calcular a inclinação de telhado, existe uma forma que associa a distância horizontal entre o beiral e o ponto mais alto do telhado (vão) com a altura do telhado (h). Divida a altura h pelo vão e multiplique o resultado por 100 para saber qual é o valor da inclinação em porcentagem.

Outra forma para calcular a inclinação trata-se de observar a informação dita pela fabricante da telha. Com ela, basta utilizar uma tabela de inclinação de telhado que reúne o percentual do quão inclinadas estão as telhas, o ângulo correspondente e o fator de correção.

Tome cuidado para não misturar as unidades de graus com radianos para não errar nos cálculos. Também vale comentar que esse processo deve ser feito sempre que você estiver indeciso com o tipo de telha que deseja utilizar, já que cada uma tem uma inclinação diferente a depender do material que é fabricado.

3. Faça a conta de quantas telhas por metro quadrado são necessárias

Foto em close de telhado de barro.

Após saber a área que será preenchida utilizando o fator de correção, você deve multiplicá-la pelo valor do rendimento da telha por m², no qual a última medida expressa quantas telhas preenchem 1 m² da construção.

Assim, você poderá estimar com mais precisão e, para deixar seu entendimento mais aprofundado, use a seguinte fórmula para encontrar quantas telhas por metro quadrado são necessárias:

Número de telhas = Área obtida com o fator de correção Rendimento das telhas

Logo, suponhamos que você construiu toda a estrutura e obteve que a área que deverá ser preenchida após o fator de correção seja de 200 m². Caso a fabricante informe que o rendimento das telhas escolhidas seja de 10/m², significa que a sua obra precisa de 2000 telhas. Para encontrar telhas com os melhores valores do mercado, confira o catálogo da Biazam.

4. Deixe uma margem de segurança para não faltar material

Deixar uma margem de segurança é essencial para assegurar que se tenha materiais suficientes para compor o telhado, afinal, acidentes acontecem. Devido a essa possibilidade, também recomenda-se que você inclua uma quantia extra no orçamento para essas possíveis urgências. Assim, caso precise comprar material de última hora, por exemplo, você não será pego de surpresa.

Quanto de material extra devo comprar?

O mais recomendado é comprar 5% de material extra, no mínimo. Entretanto, quando o orçamento está muito apertado, pode-se reduzir esse valor para 2 ou 3%.

Logo, suponhamos que durante seus cálculos de quantas telhas por metro quadrado você tenha chegado em 2100 unidades. Para evitar ficar sem material caso algo ocorra, 5% desse valor seriam 105 telhas extras, totalizando 2205 unidades.

Continue no blog da Biazam para entender as vantagens e diferenciais da Telha Termoacústica e permita que suas obras tenham a máxima qualidade possível!

Compartilhe:
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário