Telha sanduíche: o que é, vantagens, durabilidade e mais!

Escolher a telha certa é muito importante para garantir o conforto e a estética desejada de um ambiente, não é mesmo? A telha sanduíche – ou telha termoacústica – é uma das inovações da área da construção civil que otimizam as obras atualmente, com muitas vantagens e modernidades.

Quer conhecer melhor esse tipo de telha? Continue a leitura e venha entender melhor o que é uma telha sanduíche, os tipos existentes, vantagens e desvantagens, durabilidade e muito mais. Continue na página e confira!

O que é uma telha sanduíche?

Telha galvanizada sanduíche

A telha sanduíche é um revestimento para telhado também usado como divisória e vedação em obras. Ela é composta por duas placas metálicas com um material isolante em sua estrutura. Geralmente, as placas são feitas de aço galvanizado ou galvalume (chapa revestida com um composto de alumínio, zinco e silício), mais o isolante pode ser poliuretano ou isopor (poliestireno).

São isolantes térmicas e acústicas muito eficazes, sempre propiciando muita conforto para os cômodos. Costumam ser produzidas com 30mm de espessura, mas dependendo de seu uso podem variar.

São fabricadas sob medida, por isso, também podem ser utilizadas para vedar paredes e fachadas de dry wall ou do tipo steel frame. É uma telha grande, normalmente com um metro de largura e até oito de comprimento. Além disso, o peso total por metro quadrado pode variar de 12kg a 14kg.

Tipos de telha sanduíche

  • Telha simples: considerada um modelo mais simples, porém igualmente efetivo. É composta por uma camada da placa metálica, o recheio isolante e, no fundo, um filme alumínio mais simples, como uma manta.
  • Telha dupla: é o modelo comumente utilizado. É formado por chapas metálicas tanto em cima, quanto em baixo e, no meio, a estrutura isolante. Esse tipo garante um melhor isolamento acústico e térmico.

Vantagens desse modelo

Esse tipo de telha apresenta muitos benefícios desde sua instalação, uso e manutenção. Confira as principais vantagens:

  • Não precisa de forro;
  • Reduz a umidade, pois não absorve a água;
  • Possui barreira acústica reduzindo de 20 a 40 decibéis, proporcionando maior conforto;
  • O isolamento térmico faz com que a temperatura do ambiente fique mais equilibrada;
  • É muito versátil e pode ser usada em diversos locais, como casas, bares, restaurantes, galpões e outros;
  • Pode ser pintada com tinta eletrostática, combinando com os mais variados ambientes e decorações;
  • Reduz o risco de incêndios, pois possui ação retardante a chamas;
  • Economiza a energia gasta com ventiladores e ar condicionado;
  • É de fácil manutenção e dura por vários anos.

Desvantagens da telha sanduíche

Já vimos que esse modelo tem várias vantagens, mas afinal, existem desvantagens para ela? A resposta é sim!

Dentre as desvantagens, a mais significativa é o valor elevado. Isso acontece, pois os materiais são de alta qualidade, a lista de benefícios é enorme e o modelo tem alta durabilidade. Além disso, é necessário mão de obra qualificada para fazer a instalação.

Como a telha sanduíche pode ser instalada?

Instalação de telhas

Primeiramente, é preciso contratar profissionais capacitados e que tenham experiência com esse tipo de material. Para obter a eficácia desejada, os mesmos precisam instalar a telha da maneira correta atendendo as especificações necessárias.

O processo inicial é realizado por um engenheiro, que fará toda a estruturação do telhado. Após isso, as telhas serão posicionadas lado a lado no sentido contrário do vento. Vale ressaltar que as telhas devem ser instaladas a partir do ponto mais baixo, servindo de guia para as próximas peças.

Durante o processo de fixação, é necessário usar parafusos com vedação, para evitar escoamento de água. Outro ponto importante é a utilização da fita de vedação em todas as bordas sobrepostas.

Qual a durabilidade de uma telha sanduíche?

A durabilidade das telhas podem ser afetadas por algumas variáveis, como o local que será usado, os materiais que compõe a telha e outros. O aço é um material muito resistente, podendo aguentar fortes impactos e chuvas fortes. Por isso, alguns especialistas afirmam que as peças podem ter o prazo de até 50 anos.

Além disso, é muito importante ficar sempre atento e realizar manutenções quando necessário. As revisões programadas também ajudam a aumentar a durabilidade da telha e a manter elas bonitas por mais tempo.

Quando escolher a telha sanduíche?

A telha sanduíche é altamente recomendada para locais muito barulhentos, como em casos de casas localizadas em avenidas ou lugares com muito movimento. Estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares e casas de shows também podem utilizar o material. Além disso, também é altamente indicada para toda e qualquer casa, foi ajuda a reduzir o calor nos ambientes.

Em casos de ambientes muito quentes ou frios, esse material também é indicado, pois o material isolante impede a troca de temperatura entre o ambiente interno e externo.

Se você deseja algo que complemente a decoração de um ambiente, esse modelo também é muito recomendado. A telha sanduíche pode ser usada em paredes e fachadas, e com uma pintura combinando, é possível criar ambientes criativos e modernos.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil e esclarecido todas as suas dúvidas! Se deseja conhecer melhor sobre outros tipos de telha e inovações da construção civil, continue acompanhando nosso blog para mais posts como esse. Até a próxima!

Compartilhe:
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário