Tipos de telhas: 10 modelos e a melhor opção para escolher!

Um dos muitos passos de uma obra é a escolha da telha, uma vez que muitas pessoas ignoram os modelos e correm o risco de optar por tipos que não condizem exatamente com a necessidade da obra, seja por conta da estética, conforto térmico ou resistência. Afinal, fazer uma boa escolha de telhas para a construção é essencial para o ambiente ficar adequado e bem-planejado.

Dessa maneira, entender quais são os tipos e suas características é um passo que pode te auxiliar na hora de construir ou reformar. Pensando nisso, separamos os principais modelos de telhas para deixar a sua escolha muito mais condizente com o que está precisando. Confira!

1. Telhas metálicas

Telhas Metálicas

A telha metálica é uma ótima opção de uso, visto que ela oferece resistência tanto para chuvas normais quanto para tempestades, tendo um excelente desempenho quando consideramos a durabilidade.

Além disso, é um modelo em conta se analisarmos o custo-benefício que ela oferece, gerando mais economia a longo prazo. Também conta com fácil instalação, ofertando um andamento mais rápido para as obras, desde que seja feita com mão de obra especializada.

Dois grandes diferenciais, o primeiro é que for feita no modelo de “telha sanduíche”, é possível adicionar um material isolante entre as chapas, garantindo mais conforto acústico e térmico ao ambiente. O segundo é que essa telha pode ser pintada de cores variadas, sem perder a qualidade, resistência e a capacidade isolante, caso ela seja escolhida.

2. Telhas de cerâmica

Telhas de Cerâmica

Esse é o modelo de telhas mais utilizado no Brasil e está há décadas presente em boa parte das residências brasileiras. Também é muito escolhida por conta do seu preço mais acessível.

Não somente pelo preço, mas também porque a telha de cerâmica proporciona maior conforto térmico por conta da sua baixa absorção de raios solares. Além disso, você consegue encontrar modelos diferentes, como os: franceses, romanas, portuguesas, entre outros tipos.

2. Telhas esmaltadas

A telha esmaltada segue o padrão da de cerâmica, o que muda entre elas é o acabamento. No final da produção dessa telha, ela recebe um banho de cor, uma camada extra. Assim, além de garantir um design diferente, variando de cores, também a torna mais resistente, aumentando a sua durabilidade.

3. Telhas de PVC

Esse modelo de telha é feito com material reciclável, tornando-o um item mais ecológico e sustentável. A telha de PVC é bem resistente às ações climáticas e agentes químicos. Ela é bem procurada pelo seu preço, por ter vida longa útil e, além disso, por não reter a umidade, impedindo o surgimento de fungos pelo telhado.

Um ponto bacana dessa telha é que conta com modelos translúcidos, que deixam o ambiente mais claro. Uma ótima opção para lugares mais escuros e com poucas janelas.

4. Telhas de concreto

A telha de concreto apresenta uma alta durabilidade, resistência e baixa absorção de água, isso garante que o telhado fique mais forte e que não surjam fungos nele. O ideal para esse tipo de telhado é passar uma resina, um produto que garante mais impermeabilidade ao telhado.

Telhas de Concreto

5. Telhas translúcidas

Você pode encontrar esse modelo de telha em diferentes tipos e materiais, como a de PVC, que vimos acima, nos modelos de vidro, policarbonato, polipropileno, entre outros modelos.

É uma ótima escolha para deixar os ambientes mais claros, permitindo que a luz do sol entre, diminuindo o uso da energia elétrica. Entretanto, alguns modelos que contam com essa translucidez acaba sendo menos durável, portanto, é válido verificar mais sobre elas.

6. Telhas de fibrocimento

A telha de fibrocimento surgiu para substituir a telha de amianto, que deixaram de ser produzidas e comercializadas devido ao alto risco à saúde, que com a exposição alta ao material, a pessoa poderia desenvolver algum tipo de câncer.

Esse modelo é resistente e garante um bom isolamento térmico para o local. Desde que começou a ser vendida no mercado, tornou-se muito escolhida, estando presente em várias residências.

7. Telhas de policarbonato

O modelo de telha de policarbonato é altamente resistente a impactos, sendo uma ótima opção para áreas como em varandas, lavanderias e depósitos. Esse tipo de telha tem um tratamento de proteção UV, ou seja, deixa a iluminação natural mais segura.

Ela também transmite menos calor que outros modelos, deixando o ambiente mais agradável. Um ponto negativo dessa telha é que deve ser limpa com produtos específicos para ela, visto que outros podem corroer o material.

8. Telhas fotovoltaicas

Telhas ecológicas

Esse modelo de telha é um dos últimos do mercado, oferecendo alta tecnologia. A telha fotovoltaica possui placas embutidas que absorvem a energia solar, armazenando-a e transformando-a em energia elétrica. Ou seja, é um modelo mais sustentável, que garante energia limpa e diminui os gastos do local pela geração própria.

O investimento nesse modelo é elevado no início, mas a longo prazo você sentirá bem o efeito.

9. Telhas de vidro

A telha de vidro também permite a passagem de raios solares, deixando a localidade mais iluminada de dia. Esse modelo garante um design único, conta com baixo custo de manutenção e é fácil de instalar.

Entretanto, não conta com um bom isolamento termoacústico, assim, o ideal é intercalar com outras telhas, criando vãos de luz no telhado.

10. Telhas galvanizadas

Telhado galvanizado internamente

Fabricadas com chapas de aço que passam por um processo químico para evitar a corrosão, esse modelo é utilizado em grandes prédios, como em indústrias e barracões. Proporcionam conforto térmico com um excelente custo-benefício, instalação ágil e baixa manutenção. O material também se destaca pela facilidade de uso em qualquer projeto, uma vez que as telhas são fabricadas sob medida, a fim de evitar o desperdício durante as obras.

Além disso, conta com alta resistência às condições climáticas de ventos, chuvas e tempestades, principalmente porque o material não absorve raios.

Como escolher a melhor telha?

O primeiro passo é verificar a necessidade do local e de orçamento, dessa maneira, quando for escolher alguma telha tenha os seguintes pontos em mente:

  • qual o estilo que deseja para o local;
  • como é o telhado do restante da obra;
  • planejamento para lidar com a manutenção;
  • quanto está disposto a investir;
  • se o local precisará de mais luz natural;
  • considere as condições climáticas ao escolher.

Dessa forma, é indispensável entender como é a obra que está planejando, o valor que deseja investir e, claro, analisar como é o clima da região para não fazer uma escolha errada.

Qual a telha mais moderna?

O modelo mais moderno de telha é a fotovoltaica, que consegue ser resistente e, ao mesmo tempo, realizar a geração de energia para o ambiente. Ela garante uma alta sustentabilidade para o meio ambiente por gerar energia limpa.

Qual tipo de telha é mais leve?

A telha metálica é uma das telhas mais leves do mercado, que garante uma instalação mais rápida. Também não precisa de uma estrutura tão forte para aguentar o peso, podendo deixar o espaçamento maior de uma viga para a outra.

Além disso, a telha de PVC é outro modelo leve e muito utilizado no mercado. Boa parte dessa leveza se dá pelo fato de ser feita com matérias recicláveis, que são itens com menos peso. Além disso, por ser mais leve, sua estrutura não precisa ser tão reforçada como em outros modelos de telhas, gerando ainda mais economia.

Qual tipo de telha é mais resistente?

A resistência pode ser variável, por exemplo, a telha de cerâmica é mais resistente ao fogo, as metálicas e galvanizadas são muito resistentes à chuva, a telha de PVC também é resistente a chuva e agentes químicos.

Desse modo, a resistência pode ser um pouco diferente dependendo do modo analisado.

Portanto, os tipos de telhas para cobertura são vários, e na hora da obra é fundamental entender como é o projeto e qual telha melhor se adéqua para a construção, analisando o estilo desejado, mas sem esquecer das condições climáticas!

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Biazam e confira mais conteúdos sobre telhas e construções!

Compartilhe:
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário