16 tipos de telhas e a melhor opção para a sua obra!

Um dos muitos passos de uma obra é a escolha da telha, uma vez que muitas pessoas ignoram os modelos e correm o risco de optar por tipos que não condizem exatamente com a necessidade da obra, seja por conta da estética, do conforto térmico ou da resistência. Afinal, fazer uma boa escolha de telhas para a construção é essencial para o ambiente ficar adequado e bem planejado.

Dessa maneira, entender quais são os tipos e suas características é muito importante ao construir ou reformar. Pensando nisso, separamos os principais modelos de telhas para deixar a sua escolha muito mais condizente com o que está precisando. Confira!

1. Telhas metálicas

3 pedaços de telhas metálicas 3D sobrepostas

A telha metálica é uma ótima opção, visto que oferece resistência tanto para chuvas normais quanto para tempestades, tendo um excelente desempenho quando consideramos a durabilidade.

Além disso, é um modelo econômico se analisarmos o custo-benefício que oferece, gerando mais economia a longo prazo. Também conta com fácil instalação, permitindo um andamento mais rápido para as obras, desde que seja feita com mão de obra especializada. A telha também pode ser pintada de cores variadas sem perder a qualidade.

Telhas galvanizadas

Fabricadas com chapas de aço que passam por um processo químico para evitar a corrosão, esse modelo é utilizado em grandes prédios, como em indústrias e barracões. Contam com alta resistência às condições climáticas de ventos, chuvas e tempestades, principalmente porque o material não absorve raios.

Proporcionam conforto térmico com um excelente custo-benefício, instalação ágil e baixa manutenção. O material também se destaca pela facilidade de uso em qualquer projeto, uma vez que as telhas são fabricadas sob medida, a fim de evitar o desperdício durante as obras.

2. Telhas esmaltadas

A telha esmaltada segue o padrão da de cerâmica, o que muda entre elas é o acabamento. No final da produção dessa telha, ela recebe um banho de cor, uma camada extra. Assim, além de garantir um design diferente, variando de cores, também a torna mais resistente, aumentando a sua durabilidade.

3. Telhas de PET

As telhas de PET são feitas de garrafas plásticas recicladas, tornando-as uma opção ecológica e sustentável. Elas são leves, duráveis e resistentes a intempéries, além de proporcionarem bom isolamento térmico, também previnem fungos e infiltrações. Sua característica translúcida é ótima para iluminar o ambiente de forma natural.

4. Telhas sanduíche (telhas termoacústicas)

Dois pedaços de telhas sanduíche 3D sobrepostas, uma cinza e outra laranja

A telha sanduíche é composta por duas chapas metálicas e um material isolante entre elas, geralmente isopor (EPS), poliisocianurato (PIR) ou lã de rocha.

Essa estrutura proporciona excelente isolamento térmico e acústico, tornando-a ideal para ambientes que necessitam de controle de temperatura e redução de ruídos. Com isso, é resistente e durável, com uma instalação relativamente simples.

Telhas de aço colorido

As telhas de aço colorido combinam a robustez e a durabilidade do aço com a versatilidade estética das cores variadas, sendo uma escolha popular para diversos tipos de construções. Elas são feitas de chapas de aço galvanizado que passam por um processo de pintura especial, garantindo que a cor permaneça vibrante e resistente às intempéries por muitos anos.

5. Telhas translúcidas

Telhas de claridade são feitas de materiais translúcidos, como policarbonato ou plástico, permitindo a entrada de luz natural e reduzindo a necessidade de iluminação artificial.

É uma ótima escolha para deixar os ambientes mais claros, permitindo que a luz do sol entre, diminuindo o uso da energia elétrica. Entretanto, alguns modelos que contam com essa translucidez acabam sendo menos duráveis, portanto, é válido verificar mais sobre elas. Entenda os modelos:

Telhas de policarbonato ou polipropileno

O modelo de telha de policarbonato é altamente resistente a impactos, sendo uma ótima opção para áreas como varandas, lavanderias e depósitos. Esse tipo de telha tem um tratamento de proteção UV, ou seja, deixa a iluminação natural mais segura.

Ela também transmite menos calor do que outros modelos, deixando o ambiente mais agradável. Um ponto negativo dessa telha é que deve ser limpa com produtos específicos para ela, visto que outros podem corroer o material.

Telhas de plástico

As telhas de plástico são uma opção econômica e sustentável para coberturas, feitas principalmente de plástico reciclado. Elas são leves, resistentes e proporcionam bom isolamento térmico e acústico, tornando-se uma escolha prática e ecológica para diversos tipos de edificações.

Telhas de PVC

Esse modelo de telha é feito com material reciclável, tornando-o um item mais ecológico e sustentável. A telha de PVC é bem resistente às ações climáticas e aos agentes químicos.

Ela é bem procurada pelo seu preço por ter vida longa útil e, além disso, por não reter a umidade, impedindo o surgimento de fungos pelo telhado. Um ponto bem interessante dessa telha é que conta com modelos translúcidos, que deixam o ambiente mais claro.

Entenda o que significa o termo água de telhado e veja como a curvatura do telhado deve ser para não ter problemas!

6. Telhas de cerâmica

Recorte do telhado de uma casa com telhado de cerâmica, janelas de sótão e chaminé

Esse é o modelo de telhas mais utilizado no Brasil e está há décadas presente em boa parte das residências brasileiras. É muito escolhida por conta do seu preço mais acessível.

Mas não é somente por conta disso. A telha de cerâmica ainda proporciona maior conforto térmico por conta da sua baixa absorção de raios solares. Além disso, você consegue encontrar modelos diferentes, como franceses, romanos, portugueses e outros tipos.

7. Telhas de concreto

A telha de concreto apresenta uma alta durabilidade, resistência e baixa absorção de água, o que garante que o telhado fique mais forte e que não surjam fungos nele. O ideal para esse tipo é passar uma resina, produto que garante mais impermeabilidade ao telhado.

8. Telha shingle

A telha shingle é amplamente utilizada em países como os Estados Unidos. Ela é composta por uma base de fibra de vidro revestida com asfalto e grânulos minerais. Esse tipo de telha oferece excelente durabilidade, resistência a ventos fortes e uma estética bem diferenciada do que estamos acostumados.

9. Telhas de fibrocimento

A telha de fibrocimento surgiu para substituir a telha de amianto, que deixou de ser produzida e comercializada porque a exposição alta ao material gera riscos de desenvolvimento de algum tipo de câncer.

Esse modelo é resistente e garante um bom isolamento térmico para o local. Desde que começou a ser vendida no mercado, tornou-se muito escolhida, estando presente em várias residências.

10. Telhas de calhetão

As telhas calhetão são uma alternativa moderna e versátil às telhas convencionais de fibrocimento. Feitas sem amianto e reforçadas com tecnologia de cimento e fios sintéticos, são adequadas para diversas aplicações arquitetônicas, desde grandes vãos livres até fechamentos laterais.

Apesar de oferecerem longa durabilidade, apresentam algumas desvantagens, como o valor estético, maior retenção de calor em comparação com outras opções e exigência de cuidados extras na manutenção devido à sua fragilidade.

11. Telhas germânicas

Pedaço de um telhado feito com telhas germânicas

Inspiradas no design europeu, essas telhas são parecidas com as telhas shingle, com um design de escama de peixe. Elas são duráveis, esteticamente agradáveis e oferecem excelente proteção contra intempéries. São ideais para quem busca um estilo diferenciado e tradicional.

12. Telhas ecológicas

As telhas ecológicas são feitas de materiais recicláveis, como fibra vegetal e polímeros. São telhas leves, duráveis e que oferecem bom isolamento térmico. Elas são uma opção sustentável e de baixo impacto ambiental.

13. Telhas fotovoltaicas

Esse modelo de telha é um dos últimos do mercado, oferecendo alta tecnologia. A telha fotovoltaica possui placas embutidas que absorvem a energia solar, armazenando-a e transformando-a em energia elétrica.

Ou seja, é um modelo mais sustentável, que garante energia limpa e diminui os gastos do local pela geração própria. O investimento nesse modelo é elevado no início, mas você sentirá bem o efeito a longo prazo. Ela também pode ser instalada com outras telhas, sendo colocadas apenas em algumas áreas do telhado.

14. Telhas gravilhadas

Essas telhas são feitas de aço galvanizado coberto com grânulos minerais, que oferecem excelente resistência e durabilidade. Além disso, proporcionam um isolamento acústico eficaz.

Confira também tudo sobre a instalação de telhado metálico com 7 dicas de segurança!

15. Telhas de vidro

A telha de vidro também permite a passagem de raios solares, deixando a localidade mais iluminada de dia. Esse modelo garante um design único, conta com baixo custo de manutenção e é fácil de instalar. Entretanto, não conta com um bom isolamento termoacústico, assim, o ideal é intercalar com outras telhas, criando vãos de luz no telhado.

16. Telhas de fibra vegetal

Feitas de fibras naturais como bambu ou palha, essas telhas são conhecidas pela sua leveza, resistência e excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico. Além de serem uma escolha sustentável e ecológica para coberturas, contribuem para um ambiente mais confortável e eficiente energeticamente.

Como escolher a melhor telha para a sua obra?

O primeiro passo é verificar a necessidade do local e do orçamento. Ao escolher uma telha, tenha os seguintes pontos em mente:

  • Qual o estilo desejado para o local;
  • Como é o telhado do restante da obra;
  • Planejamento para lidar com a manutenção;
  • Quanto está disposto a investir;
  • Se o local precisará de mais luz natural;
  • Condições climáticas da região.

É essencial entender como é a obra que está planejando, o valor que deseja investir e analisar o clima da região para não fazer uma escolha errada.

Qual tipo de telha esquenta menos?

As telhas que esquentam menos são geralmente aquelas que possuem propriedades de isolamento térmico. Por exemplo, as telhas sanduíche, com material isolante entre as chapas, são excelentes para reduzir a absorção de calor. Por possuir materiais próprios para equilibrar a temperatura, esse modelo é a melhor opção para diversos locais, seja para utilizar como cobertura ou fechamento.

Qual tipo de telha é mais leve?

A telha metálica é uma das telhas mais leves do mercado, que garante uma instalação mais rápida. Também não precisa de uma estrutura tão forte para aguentar o peso, podendo deixar o espaçamento maior de uma viga para a outra.

Além disso, a telha de PVC é outro modelo leve e muito utilizado no mercado. Boa parte dessa leveza se dá pelo fato de ser feita com matérias recicláveis, que são itens com menos peso. Por ser mais leve, sua estrutura não precisa ser tão reforçada como em outros modelos de telhas, gerando ainda mais economia.

Qual tipo de telha é mais resistente?

A resistência pode ser variável, por exemplo, a telha de cerâmica é mais resistente ao fogo, as metálicas e galvanizadas são muito resistentes à chuva, a telha de PVC também é resistente à chuva e a agentes químicos. Desse modo, a resistência pode ser um pouco diferente dependendo do modo analisado.

Portanto, os tipos de telhas para cobertura são vários, e, na hora da obra, é fundamental entender como é o projeto e qual telha melhor se adéqua para a construção, analisando o estilo desejado, mas sem esquecer das condições climáticas.

Gostou deste material? Continue acompanhando o blog da Biazam e confira mais conteúdos sobre telhas e construções!

Image Carousel

Confira nossos produtos:

Avalie esse Post!
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário