Veja como o coil coating garante durabilidade ao telhado!

Ao fazer uma construção, sempre pensamos na sua durabilidade e em como será a sua manutenção: se será rotineira ou terá um intervalo maior entre elas. Assim, já conseguimos nos preparar e programar tudo corretamente antes mesmo de ocorrer algum imprevisto. E na parte da cobertura do local, não seria diferente!

Afinal, garantir que a durabilidade dela seja maior é muito mais vantajoso para nós, não é mesmo? Para isso, há uma técnica de produção chamada de coil coating, responsável por aumentar a durabilidade e resistência do metal ainda na bobina e, consequentemente, diminuir a periodicidade de manutenção.

Quer entender mais sobre essa técnica e como ela pode ser útil? Continue na Biazam e aproveite a leitura.

O que é Coil Coating?

O coil coating trata-se de um processo de pintura industrial para produtos metálicos. É um método feito quando o metal ainda está na bobina, ou seja, quando ele está na sua versão mais crua e sem forma, aquela que ainda não foi destinada para uma peça exata.

Nesse sentido, o procedimento garante um aumento da qualidade da mercadoria, além de proporcionar:

  • Proteção contra a corrosão;
  • Desbotamento;
  • Danos ambientais.

Em outras palavras, é um método para garantir que o material metálico seja mais reforçado e consiga ter mais resistência contra produtos químicos, como citado.

O procedimento é bastante utilizado no setor industrial, visto que como é um ambiente que trabalha com vários produtos, ter essa proteção é fundamental.

Veja como fazer a limpeza do telhado e confira 3 métodos de como fazê-la!

Quais são os passos do processo de coil coating?

Quanto ao procedimento do coil coating, há cinco passos que devem ser seguidos para que tudo saia como planejado e a superfície tenha a cobertura adequada. Entenda mais como funciona o procedimento:

1. Preparação da superfície

O primeiro passo é preparar a superfície para receber a pintura. Antes do processo é preciso uma limpeza para remover todas as impurezas, já que podem atrapalhar a aderência da pintura e ainda ocasionar algumas marcas relevadas. Além disso, também é o momento de passar o produto químico para preparar o metal e auxiliar na aderência da pintura.

2. Aplicação da camada base

Após toda a limpeza e a aplicação do produto químico, é o momento de aplicar a primeira base, o primer. Esse é o material que servirá de superfície adequada para que o outro item possa ser aplicado e tenha sua aderência ainda melhor. Dessa forma, serve como uma proteção extra contra a corrosão.

3. Aplicação do revestimento principal

Com o primer aplicado, é a vez de colocar a cobertura principal que dará a camada definitiva. O produto é aplicado enquanto o metal ainda está na sua forma de bobina, facilitando a aplicação e garantindo que ela fique uniforme. Ah, e é nesse processo que a cor do metal será definida, podendo ter um tom mais neutro ou colorido.

5 principais tipos de telhas metálicas para sua construção.

4. Cura do revestimento

Nesta parte, a bobina vai a um forno de alta temperatura para curar o revestimento. Isso permitirá que todos os outros processos tenham sucesso e a aplicação seja finalizada, aderindo o produto à superfície do metal. Esse momento é conhecido como “cura do revestimento”, já que é o tempo de toda essa absorção do produto ao material.

5. Resfriamento e corte

Depois da cura da bobina, ela ficará um tempo parada até ser refrigerada. Após esse período, o material é enviado para o corte e fabricação do produto final, que, no caso, pode ser de telhas metálicas.

Quais são as vantagens do coil coating em telhas metálicas?

Agora que você já entendeu melhor como é o método de coil coating, entenda quais são as vantagens que esse processo traz quando aplicado para telhas metálicas:

  • Manutenção reduzida: por ter uma cobertura extra que reduz a corrosão, o cuidado e monitoramento necessários serão muito menores. Com isso, o gasto de tempo e dinheiro também;
  • Durabilidade: o metal será muito mais protegido contra raios UV, danos ambientais e corrosão, prolongando a vida útil das telhas. Dessa forma, você não terá que trocá-las tão cedo;
  • Sustentabilidade: por permitir que o material seja mais resistente, esse processo minimiza o desperdício de materiais, fazendo com que durem mais tempo como uma cobertura. Assim, colabora tanto para o seu bolso quanto para o meio ambiente.

Nesse sentido, o coil coating é um processo para deixar a telha com uma camada mais reforçada, impedindo que tenha danos, como a corrosão e desbotamento do tempo. Além disso, por conta desse método, a vida útil do item aumenta, proporcionando um uso por muito mais tempo, podendo até mesmo ser reutilizada em outras construções.

Gostou do conteúdo e agora quer entender sobre as diferenças entre telha galvalume e galvanizada? Continue no nosso blog e confira tudo sobre esse assunto. Até a próxima leitura!

Compartilhe:
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário