Confira o que é e como usar o parafuso auto brocante

Aprender como usar parafuso auto brocante é essencial para trabalhos específicos nos quais a ferramenta é necessária. Em primeiro lugar, é importante saber que ele não se trata de um parafuso qualquer. Na verdade, o parafuso brocante, ou auto brocante, além de parafusar, também é responsável por brocar, atarraxar e vedar. 

Ou seja, esse tipo de parafuso permite várias funções de uma vez só e permite uma fixação mais firme, sólida e confiável. Seu uso é muito importante em telhados, telhas e em estruturas mais finas que necessitam estar bem fixadas. Confira mais informações e dicas sobre ele a seguir.

O que é parafuso auto brocante?

Normalmente, parafusos servem para fixar algo em um buraco que já foi moldado, como quadros ou, então, para montar móveis e outras estruturas. Já o parafuso auto brocante tem mais aplicações com a sua ponta, criada para brocar, abrir um furo e parafusar qualquer estrutura, além de outros recursos extras que agregam funções neste produto. 

O aspecto mais importante desse parafuso é que ele é sempre criado com uma ponta em formato de broca, então, acaba por dispensar aplicações onde não há um pré-furo. Essa característica permite que o parafuso possa ser aplicado em diversas estruturas, danificando o mínimo possível da superfície. 

Além deste facilitador, é comum que um parafuso auto brocante tenha uma pequena borracha como suporte logo abaixo de sua cabeça. Esse suporte serve tanto para dar sustentação ao furo no momento de sua realização, como também para vedar e fixá-lo melhor após a instalação. 

Onde o parafuso auto brocante é utilizado?

O parafuso brocante é muito recomendado para instalar e perfurar qualquer item que precise de um parafuso, mas que não vem com um buraco próprio para sua instalação. São inúmeros materiais que correspondem a esse aspecto, como uma chapa de metal lisa, telha, gessos, placas ou até mesmo madeira. 

Sempre que houver qualquer matéria-prima que precise ser parafusada e não apresenta buracos pré-colocados, é necessário utilizar o parafuso — ou, então, pelo menos é recomendado. Os parafusos auto brocantes também são bem famosos em certos serviços, tais como: 

  • Instalação de calhas; 
  • Instalação de telhados; 
  • Instalação de placas e chapas de metal;
  • Fixação de rufos;
  • Fixação de placas de policarbonato. 

Tipos de parafusos auto brocantes 

Existe mais de um tipo de parafuso brocante, portanto é necessário conhecer essas diferenças que, mesmo que pequenas, podem auxiliar ou atrapalhar o seu trabalho. Veja, abaixo, quais são essas espécies de parafusos e para que situações, serviços e trabalhos cada um deles são indicados. 

  • Parafuso drywall: para gesso em perfil metálico;
  • Parafuso com cabeça sextavada: para painéis em perfil metálico; 
  • Parafuso OSB (cabeça chata): para placas finas de concreto em perfil metálico;
  • Parafuso ponta-broca com asas: placas cimentícia em superboard;
  • Parafuso telha com arruela EPDM: para telhas em terças de metal ou telhas com telha, em forma de costura;
  • Parafuso flangeado phillips: para painéis em telhados. 

Esses são os principais tipos que você deve conhecer para aprender como usar esse tipo de parafuso. São diferenças pequenas que cada um dos itens oferece, mas que os tornam mais indicados para certos trabalhos e serviços — o que pode te orientar na hora de sua utilização. 

Confira como limpar o telhado no blog da Biazam.

5 dicas para instalação perfeita com o parafuso auto brocante

Separamos 5 dicas de ouro para instalação perfeita do parafuso auto brocante que farão total diferença para você saber como utilizá-los. Seja para instalar painéis em perfil de metal em telhados, ou mesmo para instalação dos próprios, o parafuso auto brocante pode te ajudar.

1. Escolha a ferramenta adequada

O primeiro passo para utilizar o seu parafuso auto brocante é conhecer qual a ferramenta ideal para sua fixação. Na maioria dos casos, a ferramenta mais indicada é a parafusadeira elétrica, própria para fixar bem qualquer parafuso.

Porém, pode acontecer da parafusadeira não ser o suficiente para parafusar um objeto mais sólido e maciço. Nestes casos, a recomendação fica para a furadeira parafusadeira, que são ferramentas híbridas que unem as duas funções (furar e parafusar). 

2. Teste em um perfil metálico

A maioria dos casos nos quais os parafusos auto brocantes são utilizados tratam-se de uma fixação em painel metálico. Painéis metálicos são peças de longa extensão próprias para calhas, suporte ou até certos tipos de tubulações.

Testar o parafuso em um painel metálico é ótimo, pois permite que você veja como ele funciona. Além de dar as dimensões corretas, quanto a força que será aplicada em sua fixação, o quão rápido é possível realizar o serviço e outros detalhes importantes.

Veja também dicas de decoração de parede com telhas metálicas

3. Local apropriado da fixação

O parafuso auto brocante é um objeto poderoso e pode furar bem vários tipos de estruturas, porém é preciso escolher um local bastante apropriado para utilizá-lo. Mesmo potente, é possível que certas paredes, estruturas de pedra ou metal sejam muito resistentes para o parafuso.

Outro fator pelo qual é fundamental estudar o local antes de escolher o parafuso são as categorias diferentes da peça auto brocante. Como vimos, as variedades do produto se referem principalmente ao tipo de local onde será realizado o serviço, sendo necessário conhecê-lo de modo prévio. 

4. Acessórios extras

Embora o parafuso brocante seja bastante completo por si só, existem certos acessórios que calham quando combinados com o item. Uma delas é a já citada parafusadeira — indispensável se você quiser utilizar o parafuso —, como também a furadeira parafusadeira e a furadeira comum. 

Não é recomendado utilizar uma chave de fenda ou philips com o parafuso brocante para furar qualquer tipo de superfície. Porém, para realizar um último ajuste ou garantir que ele está bem preso, essas chaves podem ajudar.

Outro objeto que pode ser utilizado com o parafuso brocante são as brocas, tanto para se adequar a diferentes formatos de parafusos, quanto para abrir um pequeno buraco e auxiliar a fixação. 

5. Tamanho e quantidade de parafusos

E, por fim, também é importante ficar de olho no tamanho dos diferentes tipos de parafusos. Ao procurar como usar parafuso auto brocante, saiba que há vários tamanhos para materiais e superfícies distintas.

Se você deseja fixar seu parafuso em uma superfície muito grossa, densa e resistente, então precisará de uma peça maior. O contrário também é aplicável aqui: para superfícies mais finas, como chapas de metal, o parafuso menor é o mais recomendado.

Outro aspecto que muda para diferentes parafusos é a sua largura, há parafusos mais largos que outros, e isso deve ser estudado antes de realizar a sua compra. Como última dica, vale dizer que a quantidade de material utilizado também deve ser levado em conta. 

Com todo esse conhecimento sobre o parafuso brocante, você está pronto para utilizar o produto em seus serviços e rotina. Lembre-se que este parafuso é muito mais eficiente, afinal ele dispensa um encaixe prévio na superfície, além de vedar e fixar melhor que outros parafusos. Vem conhecer todo nosso catálogo de bobinas, chapas, parafusos e mais!

Compartilhe:
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário