Confira a importância e como limpar o telhado com a Biazam

O telhado é essencial em qualquer construção. Afinal, ele nos protege das chuvas, tempestades, ventanias e muito mais. Apesar disso, acaba sendo negligenciado, pois as pessoas esquecem de fazer sua limpeza para manter a longevidade da cobertura.

Por esse motivo, preparamos esse conteúdo para você! Continue conosco e venha entender a importância de limpar telhados e três ótimas maneiras de como limpar a cobertura. Confira!

Qual a importância e quando deve ser feita a limpeza do telhado?

Homem Lavando telhado

A cobertura vai garantir maior segurança e ter mais durabilidade se limpada regularmente. Ou seja, a vida útil é prolongada e vemos economia de manutenções. Continue lendo para entender melhor os fatores fundamentais pelos quais você deve limpar sua cobertura:

Prolonga a vida útil

É comum serem acumulados resíduos e haver a retenção de umidade no telhado. Ao remover as sujidades, você evita o desgaste prematuro dos mais diversos tipos de telhas e materiais da estrutura.

Tudo isso faz com que a vida útil da cobertura seja prolongada, evitando reparos e substituições frequentes. Além disso, essa boa prática é fundamental para garantir que ele cumpra sua função de proteger a casa contra tempestades.

Valoriza o imóvel

Não dá para negar, a limpeza do telhado faz muita diferença visualmente! Com o passar do tempo, uma quantidade considerável de sujeira se acumula nas telhas, e a umidade muitas vezes dá origem a musgos e algas. Isso resulta em uma aparência escura e visivelmente suja da cobertura.

Ao investir na limpeza do telhado, seu imóvel será valorizado, o que vai refletir na percepção das pessoas em relação ao estabelecimento. Uma cobertura limpa e bem conservada melhora significativamente a impressão que o local causa, demonstrando cuidado e zelo com o imóvel.

Previne problemas na estrutura e reduz custos

A remoção regular de sujeiras, folhas, galhos, musgos e outros detritos evita que as telhas retenham umidade e causem danos à cobertura. Além disso, a água estagnada também pode levar à formação de vazamentos, infiltrações e danos na estrutura do telhado.

Uma cobertura bem conservada evita esses problemas e, consequentemente, reduz a demanda de manutenções e trocas de telhas. Por esse motivo, considere a limpeza do telhado como um investimento, pois você reduzirá seus custos futuros com consertos.

Confira 3 maneiras de como limpar o telhado

Agora que você já sabe da importância da limpeza do telhado, está pronto para colocar a mão na massa e garantir uma boa estética e longevidade para a sua cobertura. Mas antes, fique atento e seja muito cauteloso, pois essa pode ser uma tarefa perigosa. Então, se você não se sente seguro, é recomendável contratar profissionais especializados para realizar o trabalho.

Confira algumas maneiras de como limpar o telhado para prevenir os danos na sua cobertura e deixar as telhas intactas:

1. Com produtos de limpeza

A primeira maneira possível para limpar o telhado é utilizar produtos de limpeza, como uma solução de água e sabão neutro. Faça a misturinha e logo em seguida aplique sobre as telhas.

Caso as calhas ou a cobertura no geral tenham sujeiras muito grandes, utilize uma vassoura para retirar o excesso. Depois de alguns minutos, basta enxaguar e a limpeza estará feita. Ah, o enxágue da superfície é fundamental nesse método, então, não deixe os produtos sobre as telhas por muito tempo.

Apesar de super fácil e prática, é preciso tomar alguns cuidados com esse método de limpeza de calhas e telhados. Por isso, utilize os equipamentos de segurança necessários, como máscara e luvas para realizar o trabalho.

Também se certifique de não utilizar produtos para limpeza automotiva que retiram a oleosidade. Essas soluções são muito agressivas para o material e pode acabar danificando seu telhado. Por isso, fique atento!

2. Com máquina de alta pressão

Homem usando lavadora de pressão

A máquina de alta pressão é ideal para retirar aquelas manchas que parecem que não sairão por nada. Apesar de ser bem efetivo para retirar as sujeiras superficiais, apenas água não é suficiente para matar os micro-organismos que podem ficar alojados nas telhas.

Por isso, se resolver fazer a limpeza do telhado dessa forma, utilize outras técnicas em conjunto para uma higienização mais efetiva. Vale ressaltar que a pressão muito alta pode danificar as telhas porosas, por isso, use pressões mais baixas ou dê preferência para usar as máquinas de alta pressão em estruturas metálicas ou no concreto.

3. Com limpeza a seco

Homem varrendo o telhado

Esse tipo de limpeza de telhado possui um custo mais elevado, porém é muito efetivo. A limpeza a seco não utiliza água, apenas um pulverizador com produtos específicos que matam os micro-organismos com muita eficiência. As substâncias mantêm as telhas livres de musgos e algas por até dois anos, e a aplicação é muito rápida e prática.

O que ocorre se não limpar as calhas do telhado?

Se as calhas do telhado não forem limpas regularmente, podem ocorrer diversos problemas, como acúmulo de folhas, sujeiras e detritos, perfeitos para entupir as calhas. Isso pode fazer com que ocorram transbordamentos e infiltrações nas paredes e na fundação da casa ou estabelecimento.

Além disso, a umidade excessiva também pode levar à formação de mofo e fungos, fora que o peso da água também pode danificar as calhas, causando um desgaste prematuro.

Faça a limpeza do telhado regularmente e você sairá beneficiado de diversas formas, incluindo telhas com maior vida útil e uma cobertura com a estética melhorada. Gostou do texto? Esperamos que sim. Continue nos acompanhando para não perder nenhum conteúdo como esse. Aproveite e confira nosso post sobre eletrocalha perfurada. Até a próxima!

Compartilhe:
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário