10 benefícios de utilizar a estrutura metálica para telhado!

A estrutura para telhado é uma parte muito importante de todas as edificações, por isso, deve ser construída com muito planejamento e cuidado, usando sempre os melhores materiais. Uma das opções mais procuradas são as estruturas metálicas, um tipo de sustentação que possui diversos benefícios e pode ser utilizado em diversas obras.

Ficou curioso para entender mais sobre o assunto? Nesse conteúdo, vamos conhecer as principais vantagens da estrutura metálica para telhados. Continue conosco e confira todas as informações!

Conheça 10 vantagens das estruturas metálicas

telhado metálico

As estruturas metálicas para telhado costumam ser feitas em aço, são sustentáveis e ecológicas. São fabricadas sob medida, ou seja, elas chegam até o cliente já cortadas e com as dimensões que ele precisa para a sua construção. De fato, esse tipo de sustentação é muito vantajoso, e agora, iremos conhecer as suas principais vantagens. Acompanhe!

1. Adaptabilidade

Uma das principais vantagens desse tipo de telhado é a flexibilidade. Afinal, normalmente, o telhado precisa ter um formato específico para se adequar à cobertura escolhida. Com as estruturas metálicas, isso não acontece, pois elas se adaptam às necessidades do projeto muito facilmente.

Além disso, essas estruturas também são muito versáteis, podendo ser usadas de diferentes formas em um mesmo projeto, como pilar, viga, coluna, suporte para telhado, pergolado e outros. Com isso, as edificações se tornam mais personalizadas, atendendo às necessidades do cliente.

2. Custo-benefício

As estruturas metálicas possuem um ótimo custo-benefício, considerando que são mais fáceis de serem manuseadas, precisam de menos mão de obra para instalação, a entrega é rápida e menos material é desperdiçado. No total, esses fatores podem resultar em uma economia de até 25% na obra!

3. Durabilidade

Outro fator de destaque das estruturas metálicas para telhado, é a durabilidade. Essas sustentações costumam ser feitas em aço carbono, e quando aliadas a telhas de aço galvalume ou galvanizado são muito resistentes à corrosão atmosférica, chuvas, ventos fortes e incêndios. De modo geral, esse tipo de estrutura pode durar entre 20 e 50 anos.

4. Segurança

Como vimos anteriormente, as estruturas metálicas possuem uma ótima durabilidade e resistência mecânica. Por isso, optar por esse tipo de sustentação pode garantir muita segurança durante o período de construção e também para a circulação de pessoas na edificação pronta.

5. Confiabilidade

As estruturas metálicas para telhado não apenas são duradouras e seguras, mas também estão consoantes a norma e certificação de qualidade estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mais especificamente a NBR 8800/2008.

Esta norma estabelece diretrizes rigorosas para o projeto e dimensionamento de estruturas de aço utilizadas em edifícios, garantindo assim a segurança e a confiabilidade das estruturas metálicas empregadas nos telhados.

Com isso, você pode ficar tranquilo quanto à confiabilidade do material e à segurança que será proporcionada, garantindo que as peças cumprirão seus papéis e você não terá maiores problemas com as mesmas. Ah, mas vale ressaltar que é importante se certificar de que as coberturas metálicas que você está comprando seguem essas normas. Por isso, sempre busque mais informações.

6. Compatibilidade

Como foi comentado anteriormente, esse tipo de sustentação é muito flexível e fácil de trabalhar. Outra grande vantagem do material é que ele é compatível com diversos tipos de projetos, pois se adapta bem a bases feitas em madeira e perfis metálicos.

Além disso, não poderíamos deixar de mencionar a compatibilidade das estruturas metálicas com os materiais clássicos, como tijolos, lajes e painéis de concreto.

7. Otimização de espaço

As estruturas metálicas também são materiais fáceis de serem instalados e possuem uma ótima área útil. Ou seja, uma única peça é capaz de cobrir vários metros da estrutura, otimizando o espaço, o tempo de colocação e reduzindo o desperdício de materiais.

Confira também: 5 principais tipos de telhas metálicas para sua construção!

8. Sustentabilidade

Talvez essa seja uma das principais vantagens da estrutura metálica para telhados: elas são sustentáveis e favorecem o cuidado com o meio ambiente. Primeiramente, esses materiais podem ser retirados de uma construção e reutilizados em outra, evitando a produção de mais materiais.

Além disso, são produzidas com materiais reciclados e reduzem o consumo de madeira nas construções, impactando diretamente no meio ambiente. Ah, e claro, as coberturas metálicas são produzidas sob medida, desta forma, garantindo que não haverá desperdício.

9. Facilidade de manutenção

Assim como devemos nos preocupar com a instalação inicial, também precisamos pensar como será a manutenção do material ao longo dos anos. As estruturas metálicas são fáceis de serem instaladas e, em caso de danos, também são fáceis de serem trocadas. Tudo isso de forma muito simples e prática, sem maiores dores de cabeça.

10. Menos entulhos e sujeira

Por último, e não menos importante, as estruturas metálicas garantem um ambiente praticamente livre de sujeiras e sem desperdícios. Afinal, não é necessário utilizar materiais como areia, cimento e outros. Desta forma, as construções geram bem menos entulhos e outros resíduos — mais um fator que colabora com a sustentabilidade do projeto.

Viu só como as estruturas metálicas para telhado podem ser vantajosas e super práticas? Aqui, no blog da Biazam, você encontra muitos outros conteúdos como esse. Aproveite e confira ainda o conteúdo sobre os tipos de telha.

Até a próxima!

Compartilhe:
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário