Estrutura para telhado: madeira ou aço, qual é a melhor?

Ao construir ou reformar uma edificação, a escolha da estrutura do telhado é crucial. E a decisão entre madeira e aço impacta na segurança, durabilidade e custo do projeto. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para te ajudar a tirar suas dúvidas e tomar a melhor decisão para seu projeto.

Continue a leitura e venha entender a importância de uma boa estrutura para telhado, as vantagens das estruturas em madeira e aço, como escolher a melhor opção e mais. Confira agora mesmo!

Qual é a importância de escolher uma boa estrutura para telhado?

Qual a importancia de uma boa estrutura para telhado?

Escolher uma boa estrutura para o telhado de uma construção é essencial para garantir a segurança e durabilidade da cobertura da edificação.

Afinal, a estrutura é a responsável por fornecer estabilidade e segurança para toda a construção. Uma estrutura inadequada pode resultar em colapsos, vazamentos, danos à propriedade e o mais importante, colocar a segurança dos moradores ou ocupantes em risco.

Em adição, a estrutura deve ser projetada para garantir que o telhado seja durável e resista às condições climáticas variadas, como ventos fortes e chuvas intensas. O teto também deve suportar adequadamente o peso da cobertura, como o tipo de telha, a laje ou outros materiais escolhidos.

Ah, e claro, a sustentação do telhado também desempenha um papel muito importante na aparência estética da construção. Ou seja, uma estrutura bem projetada pode complementar o estilo da edificação. Por outro lado, quando mal projetado, pode afetar negativamente a aparência e valor do imóvel.

Estrutura de madeira para telhado: principais vantagens

Estrutura de madeira para telhado

A estrutura em madeira para telhados possui diversos benefícios e não é atoa que são super populares e utilizadas em vários tipos de construção. Confira as principais vantagens:

– Versatilidade

A madeira é um material muito versátil e permite diferentes designs e configurações para a estrutura do telhado. Ela pode ser adaptada para atender diversos estilos arquitetônicos muito facilmente. Além disso, é um material capaz de atender as demandas específicas de cada projeto.

– Leveza

Comparada com outros materiais de construção comumente utilizados, como o concreto e o aço, a madeira é relativamente leve. Isso torna o transporte, manuseio e a montagem mais fáceis. Graças a isso, o tempo e o custo da construção são reduzidos.

– Resistência e durabilidade

A madeira pode ser muito resistente e durável quando tratada e mantida corretamente. Por esse motivo, a madeira é capaz de suportar diversas cargas e situações, como chuvas fortes, ventanias e outros. Em adição, esse material possui propriedades naturais que a tornam resistente a impactos.

– Isolamento térmico e acústico

A madeira é um bom isolante térmico e acústico natural, ou seja, ela ajuda a manter o interior da construção mais fresco durante o verão e mais quente no inverno. Isso reduz a necessidade de vários ventiladores ou ar condicionado, impactando diretamente na redução de custos. Além disso, ajuda a reduzir a transmissão de ruídos indesejados.

Você pode se interessar também pelo nosso post: Isolamento térmico: como funciona, como fazer e mais!

Estrutura metálica para telhado: excelente custo-benefício

Estrutura metálica para telhado

A estrutura metálica também é outra ótima opção para aqueles que buscam um ótimo custo-benefício. Conheça as vantagens dessa excelente opção:

– Resistência e durabilidade

As estruturas metálicas são muito populares pela resistência e durabilidade. O aço é capaz de suportar grandes cargas, tempestades e até mesmo de terremotos, dependendo do projeto de engenharia envolvida. Quando a estrutura é bem projetada, pode ter uma vida útil muito prolongada.

– Rapidez de construção

Devido à leveza e facilidade de montagem das estruturas metálicas, o tempo de construção, geralmente, é reduzido em comparação com outros materiais. Isso resulta em uma economia de tempo e custo de mão de obra, além de permitir que outras etapas da construção sejam feitas mais rapidamente.

– Manutenção reduzida

As estruturas metálicas requerem menos manutenção em comparação com outras opções, como estruturas de madeira, por exemplo. O aço é resistente a cupins, fungos e apodrecimento, isso faz com que ele seja mais durável e exige menos esforços e recursos para a manutenção ao longo do tempo.

Aproveite e conheça agora mais sobre os tipos de telhas possíveis para uma obra!

Afinal, como escolher a melhor estrutura para telhado?

Agora que você já está por dentro das vantagens das estruturas de madeira e de aço, está na hora de escolher a opção certa para você! Por isso, preparamos um pequeno passo a passo para seguir. Confira:

  1. Avalie as necessidades e os requisitos do seu projeto: considere todas as características, como tamanho, tipo de cobertura, clima do local, carga esperada e estilo desejado;
  2. Analise os materiais disponíveis: compare todas as propriedades e características dos materiais disponíveis. Lembre-se de considerar a durabilidade, custo, facilidade de manutenção e outros;
  3. Considere a resistência da estrutura: verifique se o material que você escolheu é capaz de suportar as cargas previstas ao longo do tempo. Por isso, avalie a resistência ao vento, chuvas fortes e outros fatores climáticos;
  4. Consulte profissionais: caso tenha dúvidas, busque a orientação de profissionais qualificados. Eles te ajudarão a entender seu caso e indicarão qual é a melhor opção.

Gostou desse conteúdo? Esperamos que sim! Continue acompanhando o blog da Biazam para mais textos como esses. Aproveite e confira também: Galvalume ou galvanizada? Entenda as diferenças e como escolher. Até a próxima!

Compartilhe:
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário