Eletrocalha perfurada: o que é e quando usar no projeto?

A organização dos cabos é uma parte fundamental durante o projeto de sistemas elétricos seguros e eficientes. Por esse motivo, a eletrocalha perfurada se destaca como uma opção super prática e versátil. Afinal, ela pode ser utilizada em ambientes industriais, comerciais ou residenciais.

Ficou curioso para entender melhor o que é a eletrocalha perfurada, sua utilização, vantagens e mais? Então, está no lugar certo! Nesse post iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e fornecer várias informações. Continue na página e confira tudo o que preparamos. Faça uma boa leitura!

O que é uma eletrocalha perfurada?

Eletrocalha metalica perfurada

A eletrocalha perfurada é uma peça utilizada em construções para organizar os cabos num geral, como os de energia e os de dados. De forma simplificada, é uma estrutura metálica em forma de calha, geralmente produzida em aço galvanizado, que possui diversas perfurações em sua superfície.

Existem diversos tipos de eletrocalhas perfuradas, com diferentes tamanhos e tipos de perfuração. Desta forma, é possível atender às necessidades específicas de cada instalação elétrica e construção.

Para que serve uma eletrocalha perfurada?

Conforme comentado anteriormente, a eletrocalha perfurada serve para abrigar os cabos e fiações elétricas de qualquer construção, como em empresas, galpões ou outro estabelecimento que necessite dessa funcionalidade. Ou seja, é uma forma super segura de dispor, sustentar e encaminhar os fios e os cabos por toda a área do prédio.

Com essas estruturas metálicas, é possível evitar a mistura dos circuitos da rede elétrica, visando à segurança e à cautela do local, além de facilitar a manutenção e reparo dos cabos quando necessário.

Para a instalação, os cabos são colocados dentro da calha e fixados com abraçadeiras e acessórios apropriados. Desse modo, é possível garantir segurança contra danos mecânicos e possíveis danos.

Quando optar por uma eletrocalha perfurada?

A escolha de utilizar uma eletrocalha perfurada depende da necessidade específica da instalação elétrica. Por exemplo, caso você tenha instalações com vários cabos, as eletrocalhas ajudam a organizar e acomodar os fios, facilitando a organização e manutenção.

Além disso, ambientes industriais são muito expostos aos elementos e riscos mecânicos e, por isso, a eletrocalha oferece uma proteção adicional aos fios elétricos. Assim, ajuda a evitar danos causados por impactos, produtos químicos ou até mesmo esmagamentos.

O mesmo acontece com locais com altos requisitos de limpeza, como em hospitais e em indústrias de alimentos. Visto que, as estruturas metálicas facilitam a limpeza e evitam o acúmulo de poeira ou resíduos nos cabos elétricos.

Ah, e além disso, as eletrocalhas perfuradas oferecem mais flexibilidade para locais que podem sofrer alterações ou expansões no sistema elétrico, tornando as mudanças simples e econômicas. Afinal, é possível adicionar ou remover os cabos com muita facilidade.

Qual a diferença entre a eletrocalha lisa e perfurada?

Eletrocalha lisa

A principal diferença entre eletrocalha lisa e a perfurada está na presença ou ausência dos furos na superfície da calha. Apesar disso, também existem outros fatores que diferenciam as duas, entre elas está a sua utilização.

As calhas lisas são escolhidas principalmente quando não é necessário passar os cabos através delas, mas apenas acomodá-los e protegê-los. Diferentemente das perfuradas, que permitem a passagem dos fios pela calha, facilitando o roteamento, a organização e a separação dos cabos.

Além disso, as estruturas metálicas lisas são utilizadas, preferencialmente, em locais onde a interferência magnética não é uma preocupação, ou onde a exposição de elementos externos é mínima. Já a eletrocalha perfurada contribui para reduzir essa interferência entre os cabos, proporcionando maior confiabilidade nos sistemas de dados e comunicação.

Por último, as eletrocalhas lisas são ótimas para proteger as fiações, mas não oferecem os mesmos benefícios de flexibilidade que a perfurada. Afinal, com as estruturas metálicas perfuradas é possível adicionar, remover ou alterar os cabos no futuro, facilitando a manutenção e expansão do sistema elétrico.

Você pode se interessar também pelo nosso post sobre isolamento térmico! Confira todas as informações com a Biazam!

Quais são as vantagens de usar a eletrocalha perfurada?

Agora que você já sabe o que são as eletrocalhas perfuradas, para que servem e suas utilizações, está pronto para conferir as vantagens de utilizar essa estrutura metálica. Dê uma olhada:

Organização e gerenciamento de cabos

Utilizar a eletrocalha perfurada permite uma melhor organização e agrupamento dos cabos, facilitando a identificação e manutenção dos mesmos. De modo geral, essas estruturas metálicas tornam a inspeção, controle e gerenciamento do sistema elétrico mais simples e eficientes.

Fácil instalação

A eletrocalha perfurada é projetada justamente para facilitar a instalação dos cabos elétricos. Ela possui acessórios e conexões que permitem fixar os cabos na calha de forma rápida e segura, poupando tempo e esforços durante a instalação.

Flexibilidade para alterações

As construções que possuem a possibilidade de sofrerem expansões ou alterações podem se beneficiar muito das eletrocalhas perfuradas! Com elas é possível adicionar, remover ou alterar os cabos com mais facilidade e sem a necessidade de grandes intervenções.

Aproveite e confira também: Estrutura para telhado: madeira ou aço, qual é a melhor?

Proteção dos cabos e mais segurança

Por último, a eletrocalha perfurada oferece uma ótima proteção física para os cabos. Com ela é possível evitar impactos, torções e esmagamentos, prolongando significativamente a vida útil das fiações. Além disso, ela contribui para a segurança dos cabos e das pessoas, reduzindo o risco de acidentes, como a queda de fios e choques elétricos.

Gostou desse texto? Esperamos que sim e que todas as suas dúvidas tenham sido sanadas! Continue acompanhando o blog da Biazam para mais conteúdos como esse. Até a próxima!

Compartilhe:
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário