Instalação de telhado metálico: 7 dicas de segurança

Instalar um telhado pode parecer uma tarefa simples à primeira vista, não é mesmo? Mas, na verdade, requer uma série de precauções para garantir não apenas a eficiência do trabalho, como também a segurança de todos que estão realizando isso.

Assim, além dos equipamentos necessários para a proteção, há vários cuidados para quem está instalando o telhado e, principalmente, para quem supervisiona a obra, o responsável por verificar se todos estão cumprindo as regras.

Pensando nisso, separamos os 7 pontos importantes para considerar na instalação do telhado. Continue com a gente e confira:

1. Utilize todos os EPIs necessários

Materiais de EPI (capacete de proteção, luva e óculos) e martelo

O primeiro ponto de atenção não poderia ser outro: o uso de equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Esses itens são fundamentais para a segurança dos trabalhadores, visto que garantem a segurança e previnem contra vários fatores de risco.

Desse modo, sempre se certifique de que todos que estão no canteiro de obra estejam utilizando capacetes, luvas, óculos de proteção, cintos de segurança e outros equipamentos recomendados para o trabalho em altura. Por mais que sejam experientes, sempre há chances de acidentes, e, por isso, devem se preparar.

2. Preste atenção na estrutura

Antes de iniciar qualquer instalação de telhado, é preciso sempre entender e avaliar cuidadosamente como está a sustentação dele. Assim, no caso de estrutura metálica, confira se está totalmente fixada e com os parafusos e parafusos autobrocantes nos seus devidos locais. No caso de estruturas de madeira, veja se está pregada e encaixada da maneira correta.

Ou seja, certifique-se de que todas as vigas e suportes estejam em boas condições e capazes de apoiar o peso de quem ficará na parte superior, tanto individual como em conjunto.

Além disso, veja se essa estrutura vai suportar o peso de todo o telhado pronto. Caso contrário, qualquer dano ou fraqueza deve ser corrigido antes de prosseguir com a instalação.

3. Entenda sobre a telha

A escolha do tipo de telha é fundamental para o sucesso do projeto, como vimos, é preciso entender se aquela estrutura suporta a telha escolhida ou necessita de correções.

Como existem diferentes materiais de telhado, como cerâmica, concreto, metal e asfalto, cada um com suas próprias vantagens, desvantagens e pesos próprios, impactando diretamente a estrutura que receberá esse material.

Além de entender sobre a telha, sempre se lembre de considerar fatores como durabilidade, estética e resistência ao clima. E não esqueça de elencar um orçamento ao selecionar o tipo de telha mais adequado para sua casa.

4. Siga as recomendações do fabricante

Homem trabalhando com capacete de proteção

Para garantir uma instalação correta e duradoura da suas telhas sanduíche ou outro modelo, é fundamental seguir as recomendações do fabricante da telha.

Desse modo, isso inclui seguir todas as especificações recomendadas, como distância entre as telhas, métodos de fixação e preparação da superfície. Ao ignorar essas orientações, é possível ter problemas futuros na obra, como vazamentos e danos estruturais.

5. Trabalhe em equipe e fique atento ao redor

A instalação de telhados é um trabalho que requer coordenação e atenção aos detalhes, um mínimo deslize pode acarretar um grande acidente para todos no canteiro de obra. O ideal é que todos trabalhem em equipe para garantir que todas as etapas sejam realizadas de forma segura, com um auxiliando o outro.

Além disso, esteja sempre atento ao seu redor, observando as condições climáticas e quaisquer obstáculos que possam interferir no processo de instalação. Com maior atenção e trabalho em equipe, fica mais fácil e seguro.

Manutenção do telhado: importância e como cuidar!

6. Deixe todos os materiais de instalação separados

Antes de começar, confira se todos os materiais e ferramentas necessárias para a instalação do telhado estão à mão, tais como:

  • Telhas;
  • Pregos;
  • Parafusos;
  • Ferramentas de corte;
  • Equipamentos de segurança.

Isso é fundamental, já que manter os materiais organizados e acessíveis ajudará a evitar atrasos e garantirá eficiência.

7. Siga o planejamento proposto

Um planejamento bem elaborado é essencial para o sucesso da instalação do telhado. Ter uma base de como deve ser o início, meio e final auxiliam demais para a instalação seguir o ritmo adequado.

Para isso, antes de começar o trabalho, desenvolva um plano detalhado que inclua a sequência de tarefas, alocação de recursos e prazos. Seguir o planejamento proposto ajudará a evitar erros e garantirá que o projeto seja concluído no prazo e do orçamento previstos.

Pensando nisso, que tal conferir os passos para a instalação de um telhado metálico? Confira tudo sobre o tema!

Portanto, ao seguir essas dicas de segurança, você estará bem encaminhado e terá uma instalação de telhado fácil, bem-sucedida e com a segurança devida durante os dias ou horas de trabalho.

Ah, e lembre-se sempre da importância da preparação adequada, trabalho em equipe e atenção aos detalhes para garantir resultados de alta qualidade.

Gostou do conteúdo e quer entender mais sobre? Navegue pelo blog da Biazam e confira dicas, passo a passos e guias. Até a próxima leitura.

Avalie esse Post!
Redação Biazam

Biazam

Fundada em Maringá-PR há mais de 30 anos, a Biazam é uma empresa especializada na fabricação de telhas para diversos tipos de construções. Somos especialistas nesse mercado, sempre buscamos oferecer excelência em nosso propósito, com o princípio de oferecer produtos de alta qualidade para os nossos clientes. Em nosso blog, você vai encontrar conteúdos sobre telhas, materiais de construção, obras, dicas e muito mais!

Deixe um comentário